Casinha de Cultura chega a Minas Novas

Dia 14 de maio de 2011, o Projeto Casinha de Cultura – Espaço de Vivência e Convivência chega à Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e à Infância da Área Rural – Ampliar, organização parceira do Fundo Cristão para Crianças, localizada na cidade de Minas Novas/MG.

O Projeto Casinha de Cultura – Espaço de Vivência e Convivência tem o objetivo de valorizar e resgatar costumes, crenças, conhecimento, artes, brincadeiras e manifestações culturais. Há 10 anos o Fundo Cristão para Crianças fomenta espaços de convivência comunitária, denominados “Casinha de Cultura”.

As “Casinhas de Cultura” são espaços físicos de integração entre as gerações, envolvendo famílias e comunidades no desenvolvimento integral das crianças. Atualmente, as Casinhas estão instaladas em 21 municípios da região do Vale do Jequitinhonha/MG e também em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Nestes espaços de convivência, as crianças descobrem o prazer da brincadeira, leitura e pesquisa, debatem sobre seus direitos e participam de diversos grupos e manifestações culturais: teatro, folclore, danças, contação de histórias, músicas, culinária festas típicas e diversas outras atividades.

Resultados

• Aproximação e fortalecimento das relações afetivas entre pais e filhos.
• Fortalecimento da identidade cultural e aumento da auto-estima dos moradores das comunidades locais.
• Melhoria na relação comunitária a partir do desenvolvimento de ações coletivas, espaço de encontro/reuniões, inclusive com outros atores locais.
• Crianças e adolescentes com acesso a brinquedos, livros, brincadeiras e atividades culturais valorização da cultura local.
• Integração entre as várias faixas etárias.
• Membros das comunidades capacitados para atuarem como brincantes e educadores sociais.
• Registros e divulgação da cultura local, inclusive, através de intercâmbios culturais.

Colabore com o projeto “Casinha de Cultura” e muitos outros. Apadrinhe uma criança!

LEIA TAMBÉM