Casinha da Cultura: como essa tecnologia social está mudando vidas?

O que faz uma organização social alcançar o resultado planejado? Além do necessário apoio da sociedade civil, das parcerias e do profissionalismo da equipe, a boa estruturação das atividades que serão aplicadas é fundamental para que o objetivo saia do papel e garanta um resultado eficaz, realmente transformador para melhorar a condição de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Um dos meios para garantir isso é estruturar Tecnologias Sociais (TS). Essas metodologias nada mais são do que a nomenclatura técnica dada a produtos, processos ou técnicas que são usadas para resolver desafios sociais de determinada região. É bom deixar claro que se entende por essas necessidades, aspectos mais variados, como por exemplo a falta de acesso à educação básica ou a unidades que garantam atendimento de saúde.

Há um post publicado aqui no blog que explica com mais profundidade o assunto e, também, ilustra seis exemplos de Tecnologias Sociais. Com a Casinha da Cultura, um desses modelos, não é diferente: o ChildFund Brasil desenvolveu essa ação, pensando quais instrumentos são utilizados para implantar a atividade. Também previu, por exemplo, quais são os impactos desejados (para que posteriormente fosse validado se o objetivo foi conquistado).

Na prática, essa Tecnologia Social atua para resgatar a identidade cultural e fortalecer referências de cultura junto às meninas e aos meninos. Para alcançar isso, a iniciativa envolve a criança, o adolescente e o jovem no contexto cultural da localidade. A descoberta desses valores faz com que estes criem ou fortaleçam ainda mais o vínculo e o orgulho de sua origem, contribuindo para reforçar a identidade coletiva e individual.

A Casinha de Cultura tem como resultado direto a promoção do desenvolvimento social, cognitivo e emocional, a partir do momento em que faz com que a garotada reconhece as potencialidades de seu local de origem, evitando o estigma e o preconceito que podem advir da falta de informação. Outro claro resultado é o fortalecimento do repertório cultural, que acompanha essa criança e o jovem ao longo de suas trajetórias.

O cumprimento desses objetivos passa pela estruturação de ações lúdicas, que despertam o interesse do público-alvo dessa iniciativa. Para isso, são desenvolvidas desde atividades educacionais até a estruturação de espaços que promovem o brincar e outras ações que colaboram nesse direção.

Com ações simples e eficazes como essa, é possível transformar para melhor a vida de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ficou com alguma dúvida? Deixe-a registrada aqui nos comentários que iremos retornar.

Até o próximo post!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM