Campanhas em defesa da infância têm o apoio do ChildFund Brasil

A proteção da infância passa pelo cuidado em diversos desafios a que os meninos e meninas estão expostos. Insegurança alimentar, exploração sexual, falta de acesso à educação básica, privação de água potável e ao sistema de saúde, por exemplo, são algumas das pedras no sapato de milhões de crianças, infelizmente. Ao saber disso, temos dois caminhos: a indiferença e fingir que esse problema não é conosco. Ou partir para a ação!

É essa segunda opção que faz do ChildFund Brasil uma respeitada organização social que chega aos 50 anos de atuação no país. Ao longo desse tempo, tem operado transformações reais na vida de tantas crianças, projetando um futuro melhor, a partir de ações eficazes e de alto impacto social implantadas em comunidades com grandes demandas sociais. Como? Cruzando dados oficiais a respeito da pobreza do Brasil, nosso time de especialistas da área da assistência social mapeia pontos estratégicos para receber o apoio da organização.

Mas isso é só possível de avançar e se concretizar por dois atores fundamentais: a população que acredita e investe financeiramente para ajudar a concretizar as tecnologias sociais estruturadas. E também o ChildFund Brasil conta com o apoio de organizações parceiras. Isso dá escala ao trabalho feito, além de ser altamente eficaz para replicar ações de impacto social comprovado. Toda essa operação garantiu resultados incríveis no ano de 2015, como mostra o relato integrado da organização social.

Só nesse breve relato já foi possível perceber que o trabalho em rede, em apoio a iniciativas transformadoras, é um dos caminhos possíveis para eliminar aquelas demandas sociais tão desafiadoras que elencamos no primeiro parágrafo, certo? Ciente desse importante compromisso, o ChildFund Brasil apoia 5 campanhas em defesa da infância, para acelerar as mudanças que precisam ser implementadas para vislumbrarmos um mundo melhor.

Todos unidos contra a exploração sexual

Enquanto você lê esse post, infelizmente, uma criança está passando por uma situação de exploração sexual. Os dados oficiais do Brasil, feito pelo disque 100, um serviço do governo federal, são registrados 5 casos por dia (claro, do que se tem conhecimento). Na América Latina e Caribe, a cada hora 228 crianças são exploradas sexualmente. Esse trágico índice mostra aumento especialmente em ocasiões de grandes eventos, como as Olimpíadas.

Antecipando-se a esse problema, o ChildFund Brasil promoveu a campanha “Quem não denuncia também violenta”, em maio, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Na série de mobilizações feitas, procurou-se sensibilizar a população quanto a importância da denúncia, um dos meios mais eficazes para combater esse terrível e covarde ato contra o nosso futuro. Vale dar uma olhada nos resultados interessantes desta iniciativa, vendo as fotos desse post.

Por isso, o ChildFund Brasil apoia a campanha “It’s a penalty” (realizada pela organização inglesa Happy Child). A iniciativa teve atuação durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, e volta agora em 2016 por conta dos Jogos Olímpicos que ocorrem no Rio de Janeiro. A ação consiste em informar a sociedade sobre a ocorrência desse tipo de violência contra nossas crianças, indicando penalidades contra quem comete esse crime.

A causa conta o apoio de personalidades internacionais, a exemplo de Usain Bolt (campeão olímpico dos 100m), David Luiz (jogador brasileiro da seleção de futebol) e de Tanni Grey-Thompson (campeão paraolímpico). Dessa forma, convida a população a denunciar casos de violência sexual de duas maneiras: Disque 100 ou pelo aplicativo Proteja Brasil, disponível gratuitamente para o sistema operacional iOS e Android.

campanhas

Bônus: Doação que transforma vidas: os benefícios para quem doa e quem recebe

Pelo fim do trabalho infantil

Outro desafio global é eliminar todas as formas de exploração da mão de obra, sobretudo, a infantil. Mantidas em regime análogo ao da escravidão, o futuro de milhares de crianças se torna ameaçado em troca de trabalho em jornadas exaustivas e em condições precárias, que faz com que muitas delas abandones a escola. Isso para ajudar seus familiares a incrementarem a renda! Os malefícios disso vão muito além da privação imediata: os impactos psicológicos e o risco ao desenvolvimento de doenças, ameaça seriamente o futuro delas e, por consequência, o de nosso país.

Por conta disso, o dia 12 de junho é aclamado mundialmente como a data de refletir seriamente sobre o combate ao trabalho infantil. Logicamente, que as ações se estendem ao longo do ano, mas a data ajuda a olhar com ainda mais atenção para esse triste fato. O ChildFund Brasil, em sintonia com essa agenda global, atuou em parceria com a Agência New360º, para lançar a iniciativa “Preços baixos podem custar caro para crianças”.

A partir de informações que conscientizam a população, a ação visa sensibilizar os brasileiros para reduzir os trágicos indicadores que dão conta de que mais 3,5 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, vivem em situação de trabalho infantil. O que representa 8% de toda a população brasileira nessa faixa etária.

Agressões a crianças

Outro fato que merece séria atenção da sociedade é quanto aos tipos de violência praticadas contra os menores de idade. Segundo  levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com dados de 2015, 63,2% das denúncias recebidas pelo Disque 100 são relacionadas a violências contra crianças e adolescentes. Só para se ter uma ideia, no ano passado, o serviço recebeu mais de 66 mil ligações denunciando crimes contra os direitos humanos.

Para reverter esse quadro, o ChildFund Brasil monitora as crianças atendidas em seus programas e atua na conscientização da população. Uma das maneiras, é compartilhando informações e orientações sobre como proceder ao presenciar uma situação de desrespeito às crianças. Nesse link, você verá algumas da estratégias adotadas pela organização para combater o crime.

Por isso, ao contribuir com o ChildFund Brasil, além de transformar a vida de tantas crianças (como demonstramos em um ebook gratuito por aqui, você ajuda a manter a organização social que age preventivamente na resolução desses desafios de que falamos aqui no post. Contribua agora mesmo e demonstre todo seu apoio a essa causa!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM