Campanha É da Nossa Conta!

A campanha É da Nossa Conta! há três anos une forças para que todas as crianças tenham o direito de estudar, brincar e estejam perto de suas famílias e de sua comunidade. A campanha que foi desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo e tem o apoio do Unicef e da OIT em diversas frentes, tem foco no semiárido e o seu maior objetivo é contribuir com o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil.

Esse trabalho tem sido desenvolvido junto ao ChildFund Brasil em uma parceria de sucesso, visto os índices gerais de declínio do trabalho infantil verificado em pesquisas realizadas nas regiões onde o ChildFund Brasil tem atuado com o projeto Melhor de Mim, que também é desenvolvido com o amparo da Fundação Telefônica Vivo.

O conceito da campanha deste ano é + Crianças Estudando – Crianças Trabalhando. Os símbolos de mais e menos tem sido usado como forma de demonstrar que agindo com mais informação, mais engajamento e mais parceiros, estamos diminuindo a quantidade de crianças trabalhando e aumentando o número de crianças na escola.

A campanha É da Nossa Conta! com o apoio do ChildFund Brasil, está presente em quatro municípios do Vale do Jequitinhonha (MG): Minas Novas, Comercinho, Veredinha e Jequitinhonha.
Além da distribuição de material informativo, destacam-se as seguintes ações que serão realizadas durante os dias da campanha:

Pedágio educativo – espécie de blitz para mobilização e distribuição de materiais da campanha em Comercinho e Minas Novas.

Cantinho dos Sonhos – espaço itinerante que levará, por meio da leitura, atividades e dinâmicas, informações sobre o trabalho infantil para 15 escolas da zona rural de Comercinho.

Flash Mob – em Veredinha e Minas Novas será realizada pelas crianças atendidas no Projeto Melhor de Mim uma coreografia em espaços públicos dessas cidades, como forma de chamar a atenção da população local para a questão do trabalho infantil.

Roda de debate numa rádio local – adolescentes e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) irão discutir sobre o tema Trabalho Infantil e divulgarão a campanha.

Seminários e palestras – momentos de formação sobre a questão do trabalho infantil voltados para comerciantes, famílias e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e membros de conselhos tutelares; além de apresentação da campanha.

Reuniões e rodas de conversa – serão promovidos encontros com parceiros para apresentar as propostas do Projeto Melhor de Mim com foco na campanha; além disso famílias, crianças e adolescentes atendidos pelo projeto e atores sociais irão expor suas ideias e debater num bate-papo sobre a questão do trabalho infantil.

Nessa mobilização, contamos também com você. É importante que você divulgue essa campanha pelo Facebook e Twitter a cada lançamento.
Use a hashtag #trabalhoinfantil para formarmos uma comunidade mobilizada.

+ Crianças estudando
– Crianças tralhando
= É da nossa conta

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM