Brincar é essencial para o desenvolvimento de crianças de 2 a 4 anos

Para crianças em fase de desenvolvimento, brincar é essencial. Por meio do brincar, habilidades importantes são aprendidas!

Na faixa dos 2 aos 4 anos de idade, as crianças passam por diversas mudanças que alteram sua forma de descobrir e interagir com o mundo à sua volta, e cabe aos cuidadores incentivar brincadeiras que ajudem no processo de aceitação dessa mudança.

Antes de entender por que brincar é essencial, é importante se aprofundar nas características de crianças na faixa dos 2 aos 4 anos de idade, e os motivos por trás de seu comportamento.

Aspectos gerais do desenvolvimento infantil – crianças de 2 a 4 anos

Entre os 2 e 4 anos de idade, ocorrem aprendizagens importantes na vida das crianças que impactam profundamente a sua autonomia, a sua autoimagem e a relação com os pais, mães e cuidadores(as).

Em geral, as crianças são capazes de ficar focadas numa única atividade por um tempo maior, podem se interessar por desenhar, rabiscar e pintar, e é justamente por isso que brincar é essencial também nessa fase. É brincando que a criança estimula toda a sua imaginação e criatividade.

Além disso, sua habilidade de memorização e percepção vai ficando mais elaborada, e passa a ser comum a criança se interessar e acompanhar histórias orais ou de livros, identificando personagens, cenas e ações.

De maneira geral, começam a formar frases completas, aumentando o vocabulário e a participação em diálogos. Aprendem novas palavras rapidamente, e querem saber o nome das coisas do seu dia a dia, além de começarem a fazer uso dos porquês.

Gradativamente passam da compreensão de comandos simples, como “guarde o brinquedo no armário”, para comandos mais elaborados, como “neste momento não podemos continuar essa brincadeira, mas depois de comer podemos voltar”. Brincar é essencial para que momentos assim se repitam.

As crianças também começam a ter mais interesse pelas outras pessoas e, pouco a pouco, passam a compartilhar brinquedos e objetos. Ao longo dos anos, passam a participar de brincadeiras em grupo com regras simples. Geralmente gostam de dançar, correr e pular de alturas maiores.

Nessa etapa do desenvolvimento, por volta dos 3 a 4 anos, algumas crianças são capazes de vestir e tirar a roupa com a orientação de adulto(a) e passam a ter mais facilidade na utilização de objetos como lápis, giz ou tesoura (pequena e sem ponta).

É importante uma observação atenta ao desenvolvimento de cada criança. Caso você note algo que traga dúvida, não deixe de procurar um(a) especialista.

Brincar é essencial: as brincadeiras recomendadas para crianças de 2 a 4 anos
 

Tendo em mente o maior foco no desenvolvimento social da criança nessa fase, é importante levar esse aspecto para as brincadeiras. Leve a criança para praças, parques e ambientes externos que tenham outras crianças para que ela possa brincar e socializar.

Faça, se possível, um cantinho com livros para que ela possa manusear e ler quando quiser. Assim como brincar é essencial, a leitura desempenha um papel importante no estímulo da criatividade da criança.

Estimule brincadeiras com regras com outras crianças: cantigas de roda, amarelinha, pega-pega, morto-vivo etc.

Converse, pergunte, leia, conte histórias para sua criança. Deixe ela interagir e responder por ela mesma. Além de ser um momento afetivo, estará estimulando a fala e a construção de pensamentos.

Apoie e acredite na sua criança. Ela consegue fazer muitas coisas. Pode ser que ela erre ou não consiga fazer de primeira, mas o erro e a tentativa fazem parte do aprendizado.

Ofereça brinquedos, como bonecas e bonecos, que representem diferentes formas de existir: indígenas, negras, amarelas, além de diferentes representações, como cadeirantes, pessoas cegas, com partes do corpo amputadas, com próteses, com vitiligo, albinas, com nanismo e com diferentes estruturas corporais: magras, gordas, altas, baixas.

Tente oferecer momentos em que a criança possa brincar sozinha, em seu próprio tempo e de acordo com os próprios interesses.

Respeite as emoções da criança

Nessa faixa etária, a criança está aprendendo a lidar com suas emoções, e brincar é essencial para ajudar nesse aprendizado, mas a ajuda dos cuidadores é indispensável. Nem sempre é fácil, mas é importante acolher e acalmar com amorosidade a criança quando ela estiver com raiva, triste ou frustrada.

Nenhuma criança consegue agir com tranquilidade se não estiver calma. Você pode ensinar os limites com firmeza e respeito sem precisar bater, brigar, xingar ou gritar. Essas atitudes fazem com que a criança tenha medo, e criança com medo não aprende e não cresce feliz.

Dicas de proteção

A criança sempre deve estar acompanhada de um(a) adulto(a) na hora das brincadeiras. Brincar é essencial, mas manter a segurança do(a) pequeno(a) é tão indispensável quanto.

Guarde as facas, tesouras com pontas, ferramentas e objetos cortantes em um lugar ao qual a criança não tenha acesso.

Ofereça água à criança sempre que possível. Muitas vezes, as crianças de 2 a 4 anos não sabem comunicar que estão com sede. Em meio às brincadeiras, procure oferecer água para manter a criança hidratada e saudável.

Mantenha sempre produtos de limpeza em suas embalagens originais. Quando não for possível, converse muito com a criança sobre o perigo de mexer com esses conteúdos. Guarde essas embalagens fora do alcance das crianças e longe de bebidas e alimentos.

Posicione sofás ou cadeiras longe das janelas, que devem ter grades ou telas.

Verifique a fixação do tanque de lavar roupas e evite deixá-lo cheio de água. Evite usar toalhas de mesa que podem ser puxadas, correndo o risco de derrubar os objetos.

Tampe tomadas elétricas, mantenha o cabo das panelas voltados para dentro e tome cuidado com quinas pontiagudas.

Crianças de 2 a 4 anos possuem mais controle sobre seus corpos, e exploram ainda mais durante essa fase. Ensine o nome de todas as partes do corpo e explique sobre as partes íntimas, instruindo a criança a não permitir que ninguém as toque e, ainda, que ela não deve tocar nas partes íntimas de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida.

Todas essas práticas são indispensáveis para que a criança participe de brincadeiras e se desenvolva de maneira segura e saudável.

ChildFund Brasil
 

Nós acreditamos que toda criança merece a oportunidade de um desenvolvimento saudável e uma vida cheia de brincadeiras. Para nós, permitir com que mais pais e cuidadores possam brincar com crianças é uma grande meta.

Acreditamos que brincar é essencial, e trabalhamos com programas sociais que afetam milhares de famílias por todo o país para espalhar essa noção.

Para destacar a importância do brincar com crianças para o desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation implementa o projeto Brinca e Aprende Comigo, que foi realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. Mais de 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores participaram.

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicar os conteúdos com as famílias e comunidade.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e saiba como você também pode contribuir.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM