Por que é importante brincar durante a infância?

Quando se fala em brincadeiras, os adultos muitas vezes hesitam em brincar com as crianças, um erro grave que minimiza esse processo essencial na Primeira Infância. É brincando que as crianças começam o processo de socialização e constroem conhecimentos, desenvolvem sua personalidade e expressam suas emoções.

A pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar da PUC de São Paulo, Maria Angela Barbato Carneiro, afirma que: “quando os pais brincam com os filhos, por exemplo, eles estão contribuindo para o desenvolvimento da criança como pessoa, além de estreitar as relações em família. É em momentos como esse que a criança vê que pode confiar no adulto. ”

Isso é prova da grande importância das brincadeiras, não apenas para uma infância mais saudável, mas também para a criação de laços que acompanharão a criança por toda a sua vida. Mas é claro: além de todo o fator formativo das brincadeiras, a diversão é uma parte indispensável para o desenvolvimento de uma criança.

Na era digital, vale também discutir a conciliação entre brincar durante a infância e a inserção da tecnologia na vida das crianças, que deve ser feita com precaução para que o pequeno não seja privado de experiências formativas essenciais.

Os benefícios de brincar durante a infância

Brincar durante a infância é fundamental, afinal, as crianças enxergam o mundo de uma maneira única, e esses momentos são indispensáveis para o desenvolvimento individual. As brincadeiras estimulam a criança a desenvolver a criatividade, autonomia e capacidade de reflexão, todos os aspectos que serão necessários durante toda a vida.

As brincadeiras são veículos que ajudam a criança a expressar sua individualidade e processar o que ela aprende observando o mundo à sua volta.

É bem comum observar crianças conversando com seus brinquedos, criando cenários para suas brincadeiras, um hábito que estimula a imaginação. Isso faz parte do processo de amadurecimento, e afeta positivamente seu crescimento, sendo um comportamento que deve ser incentivado pelos pais.

É importante destacar que brincar durante a infância não precisa ser uma atividade solitária. É brincando com outras crianças que os pequenos desenvolvem habilidades sociais que serão essenciais durante todo o seu crescimento e sua vida adulta. Atividades em grupo ajudam a criança a entender e lidar com seus sentimentos, além de aprender valores essenciais, como a empatia e o senso de comunidade.

O que a criança aprende ao brincar durante a infância?

Como falamos, é brincando que muitas habilidades são desenvolvidas durante a infância, e esses momentos de diversão possuem um impacto muito maior no desenvolvimento do que se pensa.

Muitas das habilidades em que são carregadas até a vida adulta começam seu desenvolvimento no ato de brincar durante a infância. São muitos os aprendizados que as brincadeiras podem fornecer para a criança. Confira:

  • Lógica: Diversos jogos e brincadeiras estimulam o raciocínio lógico. Jogos como caça-palavras, sudoku, caça-tesouro e labirinto, por exemplo, estimulam a capacidade da criança de resolver problemas, além de serem ótimas atividades para que ela possa brincar mesmo sem companhia.
  • Criatividade: Incentivar a criança a criar pinturas, desenhar, praticar teatro, dança e música é essencial para o desenvolvimento. Além disso, a leitura também pode fazer parte da hora da brincadeira com um pouco de criatividade dos pais e cuidadores, e é também uma ótima forma de exercitar a criatividade das crianças, desenvolvendo sua capacidade de criar e contar histórias.
  • Comportamento: Vários jogos e brincadeiras possuem regras específicas, que ajudam a criança a entender conceitos como o respeito ao próximo. Práticas como esperar a vez do colega e seguir as regras da brincadeira ajudam no desenvolvimento social da criança.
  • Relações Interpessoais: Atividades e brincadeiras em grupos são essenciais para o desenvolvimento das habilidades sociais da criança. Essas brincadeiras permitem a interação entre as crianças de forma natural, ajudando cada uma delas a entender e se interessar pelo próximo, criando vínculos afetivos, além de desenvolver sentimentos como a empatia e o respeito.

Todas essas habilidades serão essenciais durante toda a vida da criança, e, além disso, brincar durante a infância é uma ótima forma de criar memórias com os amigos e a família, que estarão presentes durante o crescimento. É por isso que o incentivo dos pais para brincadeiras em família é essencial para o desenvolvimento saudável da criança.

A tecnologia tem lugar nas brincadeiras?

Um ponto importante a se destacar é o papel da tecnologia em nossas vidas. Brincar durante a infância não deve se resumir ao uso de celulares, tablets, computadores ou televisão. A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda que crianças de até 2 anos tenham contato com as telas, mas isso não significa que esses dispositivos devem ser excluídos do desenvolvimento da criança, afinal, o contato com a tecnologia é praticamente inevitável, e se torna mais integrado a cada ano.

A tecnologia faz parte do cotidiano de todos, e saber interagir com ela também é uma habilidade que pode ser desenvolvida durante o crescimento. Saber unir o ato de brincar durante a infância com a tecnologia é o dever dos pais, que precisam regrar o acesso das crianças aos dispositivos, criando hábitos saudáveis de uso da tecnologia e evitando a dependência nesses aparelhos.

Existem muitos aplicativos educativos que ensinam enquanto a criança brinca, mas ainda assim é importante balancear o uso da tecnologia com as brincadeiras mais tradicionais, principalmente as que estimulam interações sociais, já que essas experiências são indispensáveis, e não podem ser ensinadas.

Como contribuir com o desenvolvimento saudável das crianças
 

Grande parte da essência da infância é contida em momentos nos quais a criança pode explorar a imaginação, brincar, se divertir e se expressar sem receios, e nosso trabalho visa proporcionar essa oportunidade para as crianças que mais precisam, para aquelas que têm sua infância negada por circunstâncias fora do controle de sua família.

O ChildFund Brasil é uma organização que contribui para o desenvolvimento de crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social. Com os apadrinhamentos, cuidamos da preservação da cultura da infância, incluindo o ato de brincar e aprender, bem como zelar pela saúde e alimentação, tudo o que é necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e a oportunidade de se tornar a protagonista de sua vida.

Ao apadrinhar uma criança, você faz muito mais do que garantir com que ela tenha acesso a alimentos e condições dignas de vida. Ao apadrinhar, você transforma comunidades e famílias inteiras, criando oportunidades para que essas crianças brinquem, estudem, aprendam, cresçam de forma saudável e quebrem o ciclo da pobreza.

Apadrinhar é um ato de amor, bem como uma demonstração de que você acredita que essas crianças têm o direito de escreverem sua própria história. Nos ajude a transformar a realidade de quem mais precisa, acesse nosso site e apadrinhe uma criança!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM