5 ideias simples de brincadeiras para crianças desenvolverem habilidades pessoais e sociais

O ato de brincar é espontâneo da criança. Em qualquer lugar que ela esteja, sempre encontrará algo para brincar. Porém, há diferenças entre um brincar e um brincar com qualidade. O último está associado com atividades que estimulem alguma habilidade, seja ela social, pessoal ou de outro nível.

Dessa forma, as brincadeiras para crianças podem fazer a diferença no desenvolvimento social delas. Sendo assim, crianças que não têm a oportunidade de brincar, como aquelas que precisam trabalhar, não desenvolvem da melhor forma as suas habilidades pessoais e sociais.

Por isso, o brincar é tão importante para a criança. Pois é por meio dessa atividade lúdica que ela aprende sobre valores, comunicação, frustrações, interação entre pessoas e se reconhece como indivíduo.

Se brincar é algo espontâneo das crianças, então não é preciso de brinquedos sofisticados. Ela pode participar de brincadeiras simples, mas que vão fornecer o desenvolvimento que precisam. A seguir, confira 5 brincadeiras para crianças que não necessitam de muitos objetos para acontecerem.

Brincadeiras para crianças: 5 ideias simples!

Não é preciso de brinquedos caros para as crianças brincarem. Muitas vezes, objetos simples ou apenas a imaginação já são suficientes para fazer a criança feliz. A seguir, listamos 5 brincadeiras simples para as crianças se divertirem e se desenvolverem. Confira.

1. Brincadeira de faz de conta

Brincar que está em um reino mágico onde a criança é um cavaleiro que passa por diversas aventuras ou que está na escola e ela é a professora é muito importante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Nessas histórias de faz de conta, é preciso apenas muita imaginação para colocar a brincadeira em prática.

Alguns materiais podem ajudar na hora de fazer a criança entrar na brincadeira de faz de conta, como bonecos, fantasias e uma caixa de bugigangas, por exemplo. Assim, você pode criar histórias por meio dos bonecos ou dos itens da caixa.

O importante é fazer com que a criança interaja com a história, com ela assumindo o controle de um dos bonecos ou sendo o personagem principal da história inventada.

Essa brincadeira de imaginação, em que a criança se transporta para um mundo particular, mas que também é compartilhado com quem está brincando com ela, permite que ela aprenda mais sobre si e sobre o outro.

Aprendizados

Ela aprende sobre si, pois seus gostos, interesses e habilidades são demonstrados nas brincadeiras. E aprende sobre o outro ao tentar imitar situações que já presenciou. Isso porque, ela precisa interpretar o papel do outro e, assim, a criança passa a experimentar realidades diferentes.

Além de todos esses aprendizados que são importantes para o seu desenvolvimento, ela também enfrenta seus medos, experimenta coisas novas, aprende a solucionar problemas e melhora sua linguagem e comunicação. São muitos os aprendizados adquiridos por meio de uma simples brincadeira.

2. Caixas vazias de papelão

As caixas de papelão são ótimos itens para se utilizar em brincadeiras para crianças. Elas podem servir como túneis para a criança passar ou, então, para construir outros objetos como casas, mesas e o que mais a imaginação permitir.

Aliás, é possível usar caixas de leite e outras que também são feitas de papel, para criar estruturas. As caixas de leite são ótimas para criar casinhas, pois elas têm o formato de um tijolo. Aí é só colocar uma sobre a outra e fazer a construção. As crianças podem ser incluídas nesse processo de construção.

Aprendizados

Com essa brincadeira, as crianças aprendem a trabalhar em grupo, desenvolvem suas habilidades motoras e manuais e têm sua imaginação instigada. Isso proporciona uma melhor compreensão de como é conviver com outras pessoas, a respeitar o outro e ajudá-lo. Essas qualidades são muito importantes, pois vivemos em sociedade.

3. Brincadeiras com água

A água é outro item simples que pode servir de brincadeira para as crianças e para os bebês. É possível encher uma bacia ou banheira de água e colocar a criança dentro para brincar. Junto, coloque alguns objetos para ela interagir com a água, como canecas para recolher água, brinquedos para afundar ou até livros plásticos.

Claro que é preciso supervisionar a criança enquanto ela brinca. Assim, você também pode sugerir ideias de brincadeiras.

Outra forma são os banhos de mangueira, principalmente nos dias quentes do verão. Essa é uma brincadeira em que as crianças se divertem, ainda mais se tiver uma lama para pisarem enquanto se molham.

Aprendizados

Por meio dessas brincadeiras, as crianças liberam sua imaginação, praticam o planejamento e têm seus sentidos estimulados. Além disso, a água proporciona um efeito tranquilizador e ajuda a criança na concentração. Experimente observar um bebê brincando na banheira com alguns objetos.

4. Brincadeiras com dança

As brincadeiras com dança são ótimas ideias para liberar a imaginação dos pequenos, fazer com que eles interajam com outras crianças, além de melhorar a coordenação motora. Assim, basta um som ou mesmo que você comece uma cantiga, para que se forme uma roda e as crianças comecem a dançar em círculos cantando a cantiga junto com você.

Aprendizados

Além de melhorar a coordenação motora e a interação, esse tipo de brincadeira também estimula o cérebro dos pequenos ao fazer com que eles decorem as músicas e os movimentos que precisam realizar no meio da cantiga.

5. Brincadeiras de exploração

Crianças são curiosas e por si só já gostam de explorar. Então imagine só incentivar esse sentimento delas de querer descobrir novas coisas?

É possível levar as crianças para um parque e pedir para elas encontrarem os animais pequenos que ali vivem, como formigas, ou identificar as cores das flores e os sons do ambiente. Mas se não puder levar elas para um ambiente aberto, é possível criar seu próprio ambiente de exploração.

Para isso, utilize tiras de jornal ou papel celofane penduradas no teto, objetos que emitem sons e outros com texturas diferentes. Assim, elas podem explorar essa sala em busca de novos sons, texturas e caminhos.

Aprendizados

Dessa forma, as crianças têm seus sentidos e imaginação estimulados. Além disso, se a brincadeira for feita em companhia, é possível desenvolver os aprendizados de socialização ao participar de brincadeiras coletivas.

Os problemas trazidos pelo “não-brincar” e a condição de vulnerabilidade social

_DSC1075 (1) (1)

As crianças que estão em situação de vulnerabilidade, sem acesso à educação, saúde, lazer e alimentação, acabam por ter que ajudar os pais em casa ou mesmo trabalham fora para conseguir auxiliar no sustento da família. Por conta disso, não têm tempo para brincar e nem condições para ganharem um brinquedo dos pais.

Essa infância roubada acaba prejudicando o desenvolvimento infantil, resultando em várias dificuldades, como: convívio prejudicado com outras pessoas, problemas na hora de se comunicar e nas atividades que exigem raciocínio lógico e pouco conhecimento sobre a diversidade de pessoas e pensamentos.

Por isso, ter uma instituição que acolhe essas crianças em situação de vulnerabilidade social e proporciona a elas tempo e lugar para brincarem e interagirem com outros indivíduos é essencial. Essas instituições fazem com que as crianças tenham a possibilidade de ter seus direitos garantidos, incluindo brincadeiras para crianças e socialização com outros pequenos.

Além do mais, as ONGs e instituições que são voltadas para as crianças em situação de vulnerabilidade fazem um ótimo trabalho, pois contam com profissionais e executam projetos que entendem as necessidades dos mais novos e oferecem aquilo que eles precisam para se desenvolverem como pessoa.

Neste conteúdo, você aprendeu a importância das brincadeiras para crianças, e como essas atividades ajudam no desenvolvimento infantil, tornando-as pessoas melhores e mais capacitadas para viverem em sociedade.

Infelizmente, nem todas as crianças têm condições de um desenvolver saudável, especialmente aquelas em condição de vulnerabilidade social. Por isso, é importante apoiarmos projetos que beneficiam esses menores. Dessa forma, contribuímos com o desenvolvimento delas e possibilitamos que elas tenham um futuro melhor, garantindo seus direitos.

Gostou das nossas dicas sobre brincadeiras para crianças? Convidamos você a nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para acompanhar as nossas ações sociais e nossos conteúdos.

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM