Quais são as brincadeiras de hoje em dia? Do que as crianças brincam? Saiba mais

Mais do que um direito, o brincar é uma contribuição para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Embora as brincadeiras de hoje em dia sejam um pouco diferentes das de antigamente e, cada vez mais, os brinquedos tecnológicos têm chamado atenção desse público, cabe aos adultos incentivar os momentos de brincar.

As brincadeiras na infância têm papel fundamental porque todas as experiências vividas nesta fase da vida, bem como as intervenções, estabelecem a base do desenvolvimento da criança. Segundo o Unicef, o investimento nos primeiros anos de vida de uma criança é muito mais vantajoso que tentar reverter problemas que possam se manifestar no futuro.

Isso porque é nesta fase que as crianças se apropriam da realidade e conseguem definir as suas relações sociais, bem como aprendem a utilizar suas habilidades corporais, tanto motoras quanto cognitivas.

Por isso, incentivar que elas tenham acesso às brincadeiras de hoje em dia e também resgatar as que fizeram sucesso no passado é uma excelente oportunidade de se contribuir para esse desenvolvimento.

As brincadeiras de hoje em dia podem combater o uso excessivo de telas

Uma das lutas mais duras quando falamos em desenvolvimento infantil nos dias de hoje é sobre o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes. Situação que se agravou ainda mais com a pandemia da Covid-19, conforme revela uma pesquisa realizada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em parceria com outras universidades do Brasil.

A pesquisa ouviu mais de 6 mil pais e mães de crianças e adolescentes e concluiu que o uso de telas durante a pandemia aumentou, extrapolando muito mais do que o tempo recomendado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). A recomendação para crianças pequenas é o tempo máximo de uma hora, mas no período de isolamento elas ficaram, em média, quatro horas em frente às telas assistindo a desenhos e filmes, segundo o levantamento.

Os maiores também não escaparam dos índices. A recomendação da SBP são duas horas diárias, mas de acordo com 51% das pessoas entrevistadas, o tempo foi extrapolado excessivamente.

Diante dessa realidade, cabe aos adultos controlar o acesso às telas e incentivar o brincar, afinal, as brincadeiras estimulam uma série de aprendizados, desde o pensamento lógico, até o cuidado com a saúde. Brincar é uma das formas mais ricas de se contribuir para o desenvolvimento infantil de maneira saudável.

Falamos mais sobre este assunto no artigo: “Qual a verdadeira importância das brincadeiras para crianças? Descubra!”

As brincadeiras de hoje e suas contribuições para o desenvolvimento infantil

As brincadeiras de hoje em dia são um resgate daquelas que fizeram parte da nossa infância, com alguns avanços em relação a equipamentos e estrutura, mas que no fundo têm o mesmo objetivo: garantir a diversão da criançada e contribuir para o desenvolvimento. Cada estilo reflete em algum tipo de aprendizado, e vamos falar um pouco mais a seguir.

Estímulo para criatividade

Algumas brincadeiras têm como objetivo estimular a criatividade das crianças, como o empinar pipa, a massa de modelar, assim como o desenhar e a pintura.

Além da criatividade, algumas dessas brincadeiras também estimulam outros sentidos, como o tato ao modelar e criar peças com a massinha, aprender sobre cores e formas ou explorar materiais para fazer aquele desenho bem bonito com tinta, giz de cera ou lápis de cor.

Para crianças que ainda não sabem escrever, uma dica de brincadeira é a de continuar uma história. Elas inventam a história e cada participante dá continuidade aos acontecimentos, colocando a criatividade para fora.

Os brinquedos de montar, como o Lego, também são excelentes instrumentos para o desenvolvimento da criatividade e exploração da imaginação.

Incentivo à sociabilidade

As brincadeiras que envolvem mais de uma criança ou adulto são garantias de estímulo da sociabilidade, como a dança das cadeiras, o carrinho de mão, passa anel e até o esconde-esconde.

Para que essas brincadeiras aconteçam, as crianças precisam fazer a troca entre elas, vivenciando a oportunidade de dividir espaço, estratégias e, claro, a diversão, além de aprenderem sobre a importância de trabalho em equipe.

Desenvolvimento motor e físico

A maioria das brincadeiras contribuem para o desenvolvimento motor e físico, porque sempre exigem que as crianças estejam em movimento, mas algumas, em especial, estimulam ainda mais.

A amarelinha, por exemplo, é uma excelente oportunidade de estimular o movimento do corpo, a coordenação, equilíbrio e ainda ensina a criança sobre os números. Já as bolinhas de gude, aquelas famosas bolinhas de vidro, também aguçam os movimentos com a mão e promovem o aprendizado em desenvolver estratégias.

Assim como andar de patinete, que apesar de ser um brinquedo que sempre esteve entre as crianças, hoje ganha mais espaço e contribui para o equilíbrio e noção de espaço. Estímulos que também podemos ver com o pedalar de bicicleta. É importante que essas atividades sejam sempre supervisionadas por uma pessoa adulta.

É hora de levar a brincadeira a sério!

Que as brincadeiras de hoje em dia são importantes para o desenvolvimento das crianças já ficou claro, mas estimular o brincar ao ar livre também é importante.

Uma pesquisa encomendada pela ONG britânica Islington Play Association, feita com 3 mil famílias, reforçou a importância de as crianças passarem mais tempo fora de casa, de preferência brincando.

O estudo mostra que adultos que passaram a infância brincando em lugares abertos, hoje apresentam melhor saúde mental.

Segundo o estudo, quanto menos a criança brincar ao ar livre, maiores são as chances de consequências em seu desenvolvimento como prejuízos às amizades, habilidades sociais, independência, senso de divisão e saúde mental. É sempre bom levar considerar que brincadeira é coisa séria, e isso prova que brincar não é só coisa de criança.

ChildFund Brasil firma parceria para estimular o brincar

O projeto Brinca e Aprende Comigo surgiu da parceria entre o ChildFund Brasil – organização que realiza projetos sociais com crianças e adolescentes há mais de 50 anos em todo o país, e a The LEGO Foundation.

Por meio de tecnologias modernas e tradicionais, o projeto tem o objetivo de envolver as crianças, pais, cuidadores e toda a comunidade em atividades parentais lúdicas. A iniciativa acontece nas Organizações Sociais Parceiras do ChildFund Brasil, com participação das crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais, totalizando 37 municípios.

A expectativa é poder impactar 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores.

Este é um dos inúmeros projetos encabeçados pelo ChildFund Brasil com o foco no desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, oferecendo recursos e serviços que contribuam para o fortalecimento desse público no território em que estão inseridos.

O ChildFund Brasil apoia um estilo de vida mais saudável e acesso a serviços e brincadeiras que garantam uma infância feliz.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM