Brinca e Aprende Comigo: promoção da parentalidade lúdica para desenvolver potencialidades no Brasil

Por Sofia Rebehy, gerente de projeto

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro da criança, uma vez que as experiências que a criança pequena tem molda o desenvolvimento desse órgão. Essa fase inicial da infância determina a aprendizagem psicológica, emocional e física, bem como os comportamentos que às levarão à vida adulta.

De acordo com o UNICEF, no cérebro em desenvolvimento de uma criança entre os 0 e 8 anos de idade, “milhares de circuitos neurais integrados são estabelecidos através da interação entre genética, ambiente e experiência”.

O potencial de desenvolvimento da criança requer estímulos adequados, pautados no cuidado, amor, atenção e nutrição saudável, somados a muitas atividades interativas e lúdicas. Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. Até os três anos, crianças passam a maior parte do tempo em casa com seus pais ou outros cuidadores e cuidadoras, tornando-os seus primeiros professores e companheiros de brincadeiras. Por meio da brincadeira, a criança se expressa, estabelece relações e explora a imaginação, em um divertido processo de aprendizagem. Assim, o presente mais importante que pais e mães podem oferecer é interagir cotidianamente com seus filhos.

O potencial de desenvolvimento da criança requer estímulos adequados, pautados no cuidado, amor, atenção e nutrição saudável, somados a muitas atividades interativas e lúdicas. Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. Até os três anos, crianças passam a maior parte do tempo em casa com seus pais ou outros cuidadores e cuidadoras, tornando-os seus primeiros professores e companheiros de brincadeiras. Por meio da brincadeira, a criança se expressa, estabelece relações e explora a imaginação, em um divertido processo de aprendizagem. Assim, o presente mais importante que pais e mães podem oferecer é interagir cotidianamente com seus filhos.

O ChildFund International, com o apoio da The LEGO Foundation, está implementando um projeto multi-país no Brasil, Etiópia, Honduras, e Uganda, a fim de promover práticas lúdicas de pais, mães, cuidadoras e cuidadores de crianças de 0-8 anos, através de atividades remotas e presenciais. O objetivo é melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, por meio do fortalecimento do conhecimento e da prática dos cuidadores em meio à pandemia da COVID-19, ainda em curso. No Brasil, o projeto é implementado nos estados do Ceará e Minas Gerais, em parceria com 12 Organizações Sociais locais e com participação de 12.500 crianças e 6.255 cuidadores. O projeto disponibiliza conteúdo às famílias e comunidades, utilizando tanto plataformas modernas online quanto tecnologias tradicionais, como rádio, para envolver cuidadoras e cuidadores em atividades parentais lúdicas.

 

Foto- Brito Jr (56)

Os participantes do seminário em painel de discussão, durante o evento realizado no Brasil 21 Cultural, na capital federal. Foto: Brito Junior.

Estratégias de advocacy são parte fundamental do projeto, no objetivo de pautar e estabelecer parceria com os Ministérios da Educação, Saúde e outras agências governamentais relevantes, para promover sua sustentabilidade. Neste sentido, o ChildFund Brasil está fortalecendo sua articulação com as políticas públicas nos três níveis – municipal, estadual e federal.

No nível federal, o ChildFund Brasil organizou, em 5 de agosto de 2022, um seminário para discutir os desafios e oportunidades das políticas públicas brasileiras de promoção da parentalidade lúdica e do desenvolvimento da primeira infância, com a participação de mais de 40 pessoas do então Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (nome da pasta até 2022), do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde, da The LEGO Foundation, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros. O seminário “Brinca e Aprende Comigo: desenvolvendo potencialidades” também incluiu o lançamento do projeto Brinca e Aprende Comigo e foi uma oportunidade para reforçar as políticas já existentes e as articulações entre Organizações da Sociedade Civil, ministérios do governo e parceiros locais. O seminário foi transmitido ao vivo no canal do ChildFund Brasil no YouTube, com mais de 1.200 visualizações.

Em nível estadual, os esforços estão concentrados no Ceará, estado que se destaca pelas políticas públicas bem estruturadas para o público infantil. Finalmente, nos municípios, o ChildFund Brasil está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros locais para contribuir com as políticas e projetos pré-existentes, engajando-se com atores da rede de proteção à criança, como Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, escolas e equipamentos de saúde e assistência social.

Contribuindo a todas essas estratégias, está em andamento uma pesquisa nacional sobre proteção infantil, que coletará dados primários e secundários sobre violência doméstica contra crianças, incluindo as percepções delas próprias sobre a questão. Com sua conclusão, em fevereiro, o ChildFund Brasil espera fortalecer a incidência do projeto com os novos membros do Congresso e Ministérios do governo recém-nomeado.

O ChildFund Brasil está se articulando com organizações sociais e diferentes ministérios e departamentos governamentais para fortalecer as políticas públicas existentes, a partir de abordagens inovadoras presenciais e virtuais, para fomentar a parentalidade lúdica dos cuidadores, reforçada pela disseminação de materiais educativos e informativos sobre desenvolvimento infantil e COVID-19 em todo o país. “Para que isso seja eficaz, esperamos envolver o governo e parceiros interessados em replicar estas metodologias”, diz Gabriel Barbosa, Gerente de Programas e Advocacy da organização.

Ampliando nossa voz como ChildFund, esperamos que o projeto gere bons resultados aos ministérios e outras instituições relevantes. Acreditamos no poder da ação conjunta entre os vários órgãos governamentais e outras organizações para estabelecer políticas que fortaleçam a parentalidade lúdica nos ambientes familiares brasileiros.

O sucesso das estratégias implementadas até agora indica o projeto Brinca e Aprende Comigo como um modelo de ação para aumentar a conscientização e influenciar os formuladores de políticas e atores em vários níveis para priorizar o bem-estar das crianças.

“Brincar expressa muitos sentimentos e como a criança vê o mundo. Portanto, é importante para nós olharmos e brincarmos juntos, porque muito do que uma criança diz pode ser facilmente expresso através da brincadeira”, Fernanda Monteiro, Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2022).

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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