5 benefícios para empresas que fazem doações para projetos sociais

Segundo alguns dados de uma pesquisa realizada ainda em 2017 pela Universidade de Southhampton mostraram que empresas que investem em causas sociais mostraram maior produtividade e essa é apenas uma das vantagens de ser uma empresa com responsabilidade social. E se você tem uma empresa, ajudar ONGs pode ser uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio e também para todos os que fazem parte dele.

A nossa legislação é bastante benéfica para empresas que investem em causas sociais e ajudam ONGs. Há diversas vantagens nesse hábito e veremos todas, a partir de agora. Descubra como empresas que fazem doações podem ser beneficiadas por isso.

Quais as vantagens para as empresas que fazem doações?

1. Dedução no imposto de renda

Sabia que quando uma empresa doa para uma ONG, ela pode ter uma porcentagem do Imposto de Renda deduzido? Assim, em vez de dar o seu dinheiro para o governo, ajudará uma instituição que promove o bem-estar de comunidades carentes, especialmente crianças e adolescentes.

Isso só é possível para empresas que utilizam o modelo completo de declaração e essas doações têm um limite de valor que varia a cada ano. Você também pode optar por doar para apenas uma ou para várias instituições.

Porém, doando para uma instituição, o procedimento torna-se mais transparente e fica mais fácil acompanhar todos os programas e projetos. Assim, você saberá exatamente como o seu dinheiro será utilizado.  

2. Agregação de valor à marca

Hoje em dia, preços abaixo do mercado ou um bom atendimento já não representam muito para o comprador.O consumidor deseja mais do que isso e, com toda essa concorrência, sua empresa precisa de um diferencial para se destacar da maioria.

O mundo dos negócios já descobriu que a responsabilidade social é um bom atrativo e uma forma de conseguir mais clientes e fidelizar os que já existem. Isso porque as ações sociais cresceram, a consciência cidadã se tornou mais presente na vida das pessoas, especialmente por conta das redes sociais. As gerações Y e Z estão mais preocupadas com a coletividade e querem se sentir mais engajadas no bem-estar de todos. As empresas também precisam se preocupar como são vistas pelo seu público nesses ambientes.

Muitas pessoas querem fazer algo a mais pelo mundo, mas muitos não conseguem ou mesmo não sabem como fazer isso. Adquirir produtos de um estabelecimento que apoia uma causa cidadã já é uma maneira de ajudar outras pessoas, ainda que indiretamente.

Assim, fazer doações para ONGs aumenta o valor da sua marca e ela passa a se promover por si mesma. As pessoas passam a comentar e a parabenizar a sua empresa e isso agrega valor, oferecendo também maior visibilidade.

empresas que fazem doações

3. Mudança na forma como o consumidor vê o estabelecimento

A palavra de ordem no mundo dos negócios é relacionamento. Depois da explosão das redes sociais e dos aplicativos para celular, ter um bom relacionamento com os consumidores é um dos aspectos que mais impacta nos resultados de uma empresa. Quanto melhor o relacionamento com o cliente, maiores são as chances de vendas.

A forma com a qual os consumidores enxergam a sua empresa faz toda a diferença na decisão de compra. As pessoas se sentem mais confortáveis quando fazem uma compra que, de certa forma, irá contribuir para a melhora na vida de alguém.

5. O governo oferece incentivos fiscais

Se você tem uma empresa, não importando se ela é física ou virtual, certamente precisa pagar alguns impostos ao governo. Que bom seria se você pudesse escolher, dentro de algumas boas opções, para onde gostaria de destinar esse dinheiro não é mesmo? Assim, teria a certeza para onde o fruto do seu esforço e os lucros do seu negócio estão indo.

A esse processo chama-se Renúncia Fiscal e as regras dependem de cada município ou estado. E você não ganha apenas no poder de escolha, os projetos que receberam o seu apoio divulgam a sua marca em diversos eventos com placas de reconhecimento, sua logo em sites institucionais e outros materiais que ajudam a criar uma espécie de marketing empresarial.

Para isso, alguns documentos podem servir como pré-requisitos como certidões negativas de débito junto à Receita Federal e também as de âmbito estadual e municipal. Os incentivos fiscais têm um foco maior em empresas que contribuem para projetos que ajudam crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência.

Como escolher a instituição para doar?

Depois de tomar a decisão de contribuir e estar com toda a documentação em dia, uma das maiores dúvidas que os empresários apresentam é quanto à escolha das instituições que irão receber a doação. Isso é comum já que ninguém quer o dinheiro em mãos erradas.

Para isso, é preciso pesquisar bastante, verificar a idoneidade da instituição, entrar em contato, e, se possível, realizar uma visita para conhecer mais de perto os projetos. Veja também o que outras empresas confiáveis falam dessas ONGs.

Se você quer fazer parte do grupo de empresas que fazem doações para projetos sociais e não sabe ainda para qual instituição doar, veja o nosso Guia Completo para Escolher a ONG que Merece a sua Confiança.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM