A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 5 de março um atlas que destaca as diferenças na educação de garotos e garotas em termos de acesso, participação e progressão. O atlas contém mais de 120 mapas, tabelas e gráficos e ilustra como as disparidades de gênero mudaram desde 1970 e como são afetadas por fatores como localização geográfica, investimento, campo de estudo e riqueza nacional.
“O Atlas é um chamado para a ação”, disse a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova. ”Há ainda grandes progressos a serem feitos para alcançar o grande número de garotas e mulheres vulneráveis que continuam a ter negado o seu direito à educação”. O Atlas mostra o tempo estimado que um garoto ou garota passa na escola. Nos países árabes, por exemplo, as garotas estão propensas a gastar dez anos, enquanto os meninos podem ter instrução por um ano a mais.
O Atlas também mostra como frequentar a escola nem sempre se transforma em emprego e renda para as mulheres. “Pode haver o mesmo número de homens e mulheres em sala de aula, mas até que ponto ambos os grupos são incentivados a perserguir a sua educação e potencial?”, questionou o Diretor do Instituto para Estatísticas da UNESCO, Hendrik van der Pol.
Fonte: ONU