O apadrinhamento sob a perspectiva de padrinhos e madrinhas

A melhor maneira de mostrar que o apadrinhamento financeiro é uma das formas para transformar vidas é dando voz para quem acredita nos projetos e ações sociais do ChildFund Brasil, ou seja, os padrinhos e madrinhas.

São mais de 55 anos de trabalho em prol de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e são privados de seus direitos básicos. Mais de 130 mil pessoas são, anulamente, impactadas por meio dos programas sociais que atuam no dia a dia de comunidades inteiras, e tudo isso só é possível graças ao apadrinhamento.

E não pense que, ao ajudar o próximo, você está fazendo o bem apenas para ele: muito pelo contrário, a ciência afirma que fazer o bem faz bem para você também. Se solidarizar com o próximo é um ato de bem-estar mútuo, onde todos ganham.

Um estudo mostrou que centros de recompensa em nosso cérebro são ativados quando fazemos algo pelo bem, e com isso também temos a sensação de que fomos ajudados. Sem contar que ajudar o próximo aumenta os níveis de satisfação, a sensação de competência. Além disso, melhora o nosso humor e reduz o estresse, ou seja, só pontos positivos.

A realidade brasileira

Já imaginou que metade das crianças brasileiras sofrem a violação de pelo menos um dos direitos básicos garantidos conforme o ECA? Segundo o Unicef, essa é a realidade brasileira.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –  que atua como uma “constituição” garantidora dos direitos das crianças e adolescentes, visando ao seu pleno desenvolvimento e deixando claro que a responsabilidade para tal é de toda sociedade.

Essas leis preveem que um desenvolvimento saudável é aquele que dá direito à saúde, alimentação, educação e cultura, assim como o direito ao esporte e lazer, profissionalização e à proteção no trabalho, direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, além do direito à convivência familiar e comunitária.

A pobreza é uma das principais causas que resultam na privação de algum desses direitos para as crianças e adolescentes brasileiros. De acordo com estudo do ChildFund Brasil em parceria com a PUC Minas, 4,8 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 0 e 14 anos sofrem com a pobreza multidimensional.

Para saber mais sobre o conceito de pobreza multidimensional, leia o artigo: “Pobreza multidimensional atinge 4,8 milhões de crianças no país.”

Confira relatos de pessoas que apoiaram os projetos por meio do apadrinhamento

O apadrinhamento financeiro é a forma pela qual pessoas têm contribuído para transformar a vida de outras pessoas. No ChildFund Brasil, os projetos e ações que são conduzidos por meio desse apoio são elaborados de acordo com a realidade e necessidade de cada região, sempre com o objetivo de desenvolver o potencial máximo de crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos e agentes de mudanças na comunidade onde vivem.

Quem se tornou padrinho ou madrinha das crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos e ações sociais do ChildFund Brasil, pode conhecer de perto o trabalho realizado com tanto empenho e dedicação em prol de toda uma comunidade.

Gilberto é um de nossos padrinhos, e teve a oportunidade de vivenciar isso de perto quando foi conhecer uma região com crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos e ações do ChildFund Brasil. “Eu que sou meio durão, fiquei bastante emocionado quando a gente chegou e viu os fogos de artifício, aquela criançada toda, confesso que o coração ficou apertado”.

 

Apadrinhamento

Ele e outros padrinhos e madrinhas puderam conhecer as crianças e adolescentes que vivem com suas famílias em comunidades no Piauí, em 2019. Entre eles, estava também Marco Antônio, que falou sobre como é tocante ver todo o trabalho de perto – trabalho este que você pode contribuiu para que aconteça.

“Quem apadrinha já tem um coração sensível, é alguém que se importou, afinal, saber que existem crianças desfavorecidas, em uma área de grande pobreza socioeconômica é muito tocante”, afirma.

Apadrinhamento

E há quem também sentiu a sensação boa que é fazer o bem pelo outro. Vanessa Paula  comentou o orgulho de poder fazer parte desse projeto como madrinha.

“Eu senti uma pontinha de orgulho de poder fazer parte desse projeto e o meu desejo hoje é que todo mundo conheça”, diz.

Ela, inclusive, faz um convite para que outras pessoas também apadrinhem uma criança ou adolescente “Se eu pudesse, eu falaria: vamos apadrinhar uma criança? Porque é tão pouco para a gente, vivemos em uma realidade que não vai fazer falta e para eles faz toda a diferença, mais do que isso, eu diria que tem uma criança lá em uma cidadezinha pequenininha que está esperando por você, pelo seu carinho, afeto e cuidado”.

Apadrinhamento

Para ver mais desses depoimentos e a emoção que sentiram ao conhecer de perto as crianças e adolescentes apadrinhados, clique aqui.

Em nosso blog, você pode conhecer lindas histórias de padrinhos, madrinhas e afilhados que construíram uma relação de afeto a partir do apadrinhamento. 

Como apadrinhar?

Com pouco mais de R$ 2 por dia, você contribui para um fundo coletivo que financia a realização de projetos e de atividades das quais a criança e sua família participam. Essas ações são informadas aos padrinhos e madrinhas por meio de cartas e telefonemas, bem como por boletins periódicos, e-mails e mensagens via WhatsApp. Além disso, é possível programar visitas supervisionadas, como as que mostramos através dos relatos.

O apadrinhamento beneficia não apenas as crianças e adolescentes apadrinhados, mas também seus familiares e os membros da comunidade em que vivem. Afinal, sabemos que uma criança não pode se desenvolver bem, se vive em um ambiente afetado pela vulnerabilidade social, fome, violência e privação dos seus direitos básicos. Por isso, os pais e mães das crianças também têm oportunidades de participar de projetos que lhes dão oportunidades de oferecer uma vida mais digna aos seus filhos e quebrar o ciclo da pobreza.

Por meio de doações mensais, é possível auxiliar organizações parceiras e projetos sociais espalhados por mais de 700 comunidades ao redor do Brasil, transformando a vida de milhares de pessoas que são impactadas direta e indiretamente com a sua contribuição.

Para saber mais sobre como apadrinhar, clique aqui.

Sua atitude pode transformar vidas!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM