Apadrinhamento financeiro: o que acontece com o seu dinheiro?

Apoiar uma criança por meio do apadrinhamento financeiro significa ser, de certa forma, o seu impulsionador. Trata-se de possibilitar uma infância feliz, a fim de que ela possa, futuramente, se tornar uma pessoa saudável, responsável e agente de mudanças. Porém, ao ter o desejo de ajudar, você pode ter algumas dúvidas sobre como o seu dinheiro será utilizado e se a sua ajuda será, de fato, bem aproveitada.

Neste artigo, vamos trazer informações sobre como funciona o trabalho do ChildFund Brasil e como a sua contribuição pode auxiliar em mudanças a longo prazo, apoiando não apenas a criança ou o adolescente apadrinhado, mas toda a sua comunidade.

Antes de tudo, é importante trazer um panorama sobre a situação enfrentada por crianças e adolescentes no Brasil neste momento. Existem milhões de crianças brasileiras vivendo em situação de pobreza.

Isso significa que elas:

– Muitas vezes não têm o que comer;

– Muitas vezes não têm oportunidade de estudar;

– Muitas vezes não têm energia para brincar ou sonhar;

– Muitas vezes não têm famílias com condições de apoiá-las, para que construam um final feliz para si mesmas.

Por que contribuir com o ChildFund Brasil?

Porque nós oferecemos oportunidades de desenvolvimento e melhorias nas condições sociais, para que crianças possam crescer e se tornar agentes da mudança que precisam nas suas próprias vidas.

Além disso, temos uma atuação reconhecida! Fomos eleitos a melhor ONG que trabalha por causas ligadas a crianças e adolescentes pelo prêmio Melhores ONGs, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA. Além do destaque na categoria nos anos de 2018, 2019 e 2021, estamos entre 100 melhores ONGs do Brasil desde o início da premiação, em 2017. Detalhe: apenas dez organizações integram esse ranking desde esse ano.

Para onde o seu dinheiro é direcionado?

A principal forma de ajudar o ChilldFund Brasil é por meio do apadrinhamento financeiro. O valor é repassado para projetos sociais que atuam diretamente na comunidade em que a criança ou adolescente apadrinhado está inserido.

A sua contribuição é enviada a um fundo comum, cujo valor é revertido em  benefícios destinados ao desenvolvimento e ao monitoramento de programas sociais em diversas áreas. Ou seja, o valor do apadrinhamento não é entregue diretamente à criança ou à sua família, mas sim usado para fomentar projetos pensados e desenvolvidos de acordo com a realidade na qual o seu afilhado está inserido.

O valor mínimo é de R$ 67,00 mensais, que possibilitam a essas crianças e jovens participarem de atividades de acordo com as necessidades das suas comunidades; e eles ainda têm a oportunidade de debater os problemas de onde vivem e propor soluções. Essa escuta empodera os participantes para se tornarem agentes de transformação nas suas próprias realidades.

Dessa forma, mais de 115 mil pessoas são beneficiadas com nossos projetos, anualmente, em áreas de grande vulnerabilidade social em sete estados brasileiros. Educação financeira, água potável, empreendedorismo, resgate cultural, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, horta familiar, avicultura, segurança alimentar – esses são apenas alguns dos tópicos discutidos em nossos projetos.

Como os nossos projetos funcionam?
 

Sendo padrinho ou madrinha de uma criança ou adolescente, você apoia diretamente nossos programas e projetos sociais, que são denvolvidos através de um diagnóstico da comunidade, avaliando as necessidades de todos e os principais desafios. Assim, é possível que cada projeto se adapte de acordo com a realidade local, levando em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais.

Esses projetos são feitos em conjunto com as Organizações Sociais Parceiras (OSPs), que são organizações das sociedades civis locais, independentes, geridas pela própria comunidade e que possuem visão compatível com a do ChildFund Brasil.

Assim, nós capacitamos suas equipes em nossas metodologias e processos, além de financiarmos e acompanharmos de perto a gestão dos programas e projetos.

Essas OSPs são responsáveis pelo acolhimento e pela prestação de suporte aos apadrinhados, com ajuda do ChildFund Brasil.

Prestação de contas

E para você ter segurança de que o seu apoio está sendo bem direcionado, sempre realizamos prestações de contas.

Disponibilizamos em nosso site todos os dados de transparência por meio dos Relatórios de Sustentabilidade, com base em diretrizes globais, a Global Reporting Initiative (GRI). Além disso, todas as informações são auditadas anualmente para que possamos enviar aos padrinhos, parceiros, colaboradores e todos envolvidos.

Acompanhamos de perto o progresso e desenvolvimento dos nossos programas e projetos, assim como dos recursos financeiros. A aplicação dos valores doados é rigorosamente verificada por sistemas informatizados e orientada por uma equipe de profissionais competentes.

Por isso…

Da  sua parte, pedimos afeto e/ou uma contribuição monetária mensal. Do lado de cá, colocamos esforços diários em nossas ações, já que nossa maior missão é promover mudanças concretas nessas comunidades.

O seu dinheiro será bem direcionado e aplicado em projetos que fazem a diferença.

Dá uma olhada nessa página com formas de apadrinhamento financeiro e seja parte da mudança!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM