Apadrinhamento financeiro: o que é e como funciona

Se você possui o desejo de ajudar uma criança ou um adolescente, mas ainda não sabe bem como, saiba que o apadrinhamento financeiro pode ser a sua escolha ideal! Muito confundido com o apadrinhamento afetivo ou a própria adoção, o apadrinhamento financeiro é uma forma de doação mensal que, no caso do ChildFund Brasil, visa financiar os projetos sociais que atendem o afilhado ou a afilhada de sua escolha.

Esse tipo de ação beneficia não apenas as crianças e adolescentes apadrinhadas, mas também seus familiares e os membros da comunidade em que moram. Um ambiente afetado pela vulnerabilidade social pode se tornar vicioso, arrastando e prendendo toda uma região a uma subsistência de privação de direitos básicos como água potável, saúde, educação de qualidade, segurança, alimentação, lazer e socialização saudável.

Esse movimento de repetição é definido como ciclo da pobreza, ou seja, quando se nasce em meio a um contexto assolado por uma série de precariedades, torna-se ainda mais difícil prosperar. O apadrinhamento financeiro é uma forma de quebrar esse ciclo! Ele pode contribuir para a criação de mecanismos sustentáveis de geração de renda, criando mais oportunidades e possibilitando que famílias alcancem sua autonomia de direito.

O que acontece com o seu dinheiro no apadrinhamento financeiro?

Vale a pena ressaltar que o dinheiro do apadrinhamento não vai diretamente para a criança ou a sua família, mas para a organização. Como a própria tradução do nome ChildFund Brasil indica, o valor arrecadado por doações e apadrinhamentos é direcionado para um fundo, sendo encaminhado posteriormente para o projeto social que atende a criança ou adolescente da sua escolha.

Esse sistema permite a transparência necessária para que você possa acompanhar o progresso conquistado a partir do seu investimento. Você tem o direito de receber relatórios periódicos para se certificar de que o seu dinheiro está sendo bem utilizado! Mas essa não é a única forma de se informar acerca da evolução de afilhados.

O apadrinhamento pode ser mais do que apoio financeiro!

Desde o primeiro momento, o apadrinhamento financeiro também é sobre afetividade, cuidado e carinho! Você escolhe a criança a ser apadrinhada a partir de uma breve introdução à sua história de vida (acesse o nosso site para conferir). Essa escolha, por si só, é uma conexão especial que pode se tornar uma amizade para toda a vida.

Se desejar, o padrinho ou a madrinha pode trocar cartas com seu afilhado ou afilhada, telefonar, enviar presentes e até mesmo visitar a criança com a nossa supervisão. Esses encontros sempre rendem momentos emocionantes e lembranças que marcam as vidas de todos os envolvidos. Em nosso blog, você pode conhecer lindas histórias de padrinhos, madrinhas e afilhados que construíram uma relação de afeto a partir do apadrinhamento financeiro.

Conhecer novas realidades e empatizar com o próximo é um exercício de solidariedade e compaixão. Quando se opta pelo apadrinhamento financeiro, a transformação positiva não é apenas na vida da criança, mas também na do doador.

Confira no vídeo abaixo um emocionante encontro entre padrinhos, madrinhas e seus afilhados:

Você pode conhecer mais conteúdos como esse em nosso canal oficial! 

Quanto custa apadrinhar uma criança?

Quando não se tem experiência prévia com o apadrinhamento financeiro, é comum que se pense na necessidade de um grande investimento, mas isso não é verdade! No ChildFund Brasil, por exemplo, você pode apadrinhar uma criança com um pouco mais de R$2,00 por dia.

O que pode parecer muito pouco para alguns de nós, significa novas oportunidades de transformação para crianças e adolescentes. Com esse valor, você contribui para o investimento em áreas como: segurança alimentar e hídrica, horta familiar e comunitária, avicultura, educação financeira, empreendedorismo, resgate cultural, esportes, preparação para o mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos familiares, proteção infantil, empoderamento de juventude e muito mais.

O apadrinhamento financeiro não é uma simples ajuda de custo para famílias em situação de vulnerabilidade, é um investimento sólido e eficaz no futuro das próximas gerações. O seu apoio contribui para a mudança e o desenvolvimento do nosso país, e tudo isso lhe custa apenas o valor de uma pizza a menos no mês!

O que é necessário para apadrinhar?

Se você ainda possui dúvidas acerca do processo de apadrinhamento financeiro, confira o nosso e-book “Guia Geral do Apadrinhamento: passo a passo para transformar a vida de uma criança”. Basta preencher o formulário para receber o conteúdo de maneira totalmente gratuita.

Você descobrirá que possibilitar a esperança de um futuro melhor para uma criança leva apenas alguns minutos, poucos passos e quase nenhuma burocracia!

Apoie o ChildFund Brasil
 

É sempre tempo de realizar uma boa ação, e não há nada mais grandioso do que zelar pelo futuro do planeta. Há uma criança esperando por uma nova oportunidade de transformar o seu próprio destino, e ela só precisa de uma chance. Apadrinhe já!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM