O apadrinhamento, o empoderamento e o incentivo ao protagonismo

A pobreza e a extrema pobreza continuam, ano após ano, a serem umas das grandes marcas na sociedade brasileira. O enfrentamento à pobreza no Brasil demanda um esforço conjunto de diversos atores – da sociedade, do poder público, das organizações da sociedade civil, das empresas. Ao longo deste artigo, mostraremos como o apadrinhamento pode ser um importante aliado nessa luta.

A situação de vulnerabilidade acarreta efeitos terríveis para a dignidade das pessoas e, no caso de crianças e adolescentes, traz consequências quase que irreparáveis se não houver ação. A situação compromete o desenvolvimento, tornando essas crianças ainda mais propensas a continuarem em estado de vulnerabilidade ao longo de suas vidas.

Na maior parte das vezes, crianças criadas em um ambiente de privação e violência não conseguem crescer, estudar e trabalhar de maneira saudável, o que dificulta a independência na fase adulta, perpetuando o ciclo de pobreza.

Essas crianças, muitas vezes:

– Não têm o que comer;

– Não têm oportunidades de estudo;

– Não têm energia para brincar ou sonhar;

– Não têm famílias com condições de apoiá-las para que construam um final feliz para si mesmas.

É preciso incentivar o protagonismo, empoderando essas crianças para que sejam donas de suas próprias histórias e alcem voos cada vez maiores, quebrando o ciclo de vulnerabilidade em que estão inseridos.

Sendo assim, acreditamos na nossa capacidade de mudar esse cenário e construir um país onde todos possam ter uma vida digna e onde crianças, adolescentes e jovens possam sonhar de forma igualitária.

Como o apadrinhamento auxilia nesse processo?

Ao apadrinhar uma criança, você dá a ela a oportunidade de viver uma infância mais digna e feliz e futuramente se tornar um adulto saudável, um cidadão responsável e um agente de mudanças.

Por meio do apadrinhamento, com um pouco mais de R$ 2,00 por dia, você contribui para um fundo coletivo que financia diretamente a realização de projetos sociais e atividades das quais a criança e sua família participam.

O valor é repassado para projetos sociais que atuam diretamente na comunidade em que a criança ou adolescente apadrinhado está inserido.

Mais de 130 mil pessoas são beneficiadas com nossos projetos anualmente, em áreas de grande vulnerabilidade social em sete estados brasileiros. Educação financeira, água potável, empreendedorismo, resgate cultural, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, horta familiar, avicultura, segurança alimentar – esses são alguns dos temas que trabalhamos em nossos projetos.

Padrinhos e madrinhas ainda podem participar das vidas das crianças por meio de cartas, telefonemas e até visitas supervisionadas. Além disso, recebem, periodicamente, informações sobre as crianças e os resultados do trabalho do ChildFund Brasil por meio de boletins, e-mails e WhatsApp, bem como um relatório anual que mostra o progresso individual de cada uma.

Como funcionam os projetos?

Os projetos são desenvolvidos através de um diagnóstico da comunidade, avaliando as necessidades de todos e os principais desafios.

Assim, é possível que cada projeto se adapte de acordo com a realidade local, levando em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais.

Eles são feitos em conjunto com as Organizações Sociais Parceiras (OSPs), que são organizações da sociedade civil locais, independentes, geridas pela própria comunidade e que possuem visão compatível com a do ChildFund Brasil.

Por meio desses projetos, as crianças apadrinhadas ganham a possibilidade de participar de atividades de acordo com as necessidades de onde vivem, além de terem a oportunidade de discutir os problemas vivenciados e propor soluções.

Essa escuta empodera os participantes para se tornarem agentes de transformação nas suas próprias realidades.

Além disso, a transformação é para todos: crianças, famílias e toda a comunidade ao seu redor. Afinal, não são apenas as crianças e jovens que participam dos projetos, mas também suas famílias.

Anualmente, mais de 115 mil pessoas são beneficiadas com nossos projetos em áreas de grande vulnerabilidade social. Desse total, 41 mil são crianças e adolescentes.

Ou seja: mudando a realidade ao redor e empoderando também os adultos, fica muito mais fácil quebrar o ciclo de pobreza em que essas comunidades estão submetidas.

Podemos dizer que, diferente de criar dependência financeira, as ações do ChildFund Brasil, na verdade, criam independência!

Saiba mais no artigo “Apadrinhamento e independência financeira: a interligação de conceitos opostos”

Saiba mais sobre o ChildFund Brasil

Desde 1966 no país, o ChildFund Brasil já fez a diferença em diferentes comunidades em situação de risco social.

Desde então, nós somos uma agência de desenvolvimento social que, por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais, transforma a vida de milhares de pessoas!

E tudo isso com o apoio dos nossos padrinhos, que agem como heróis do seus apadrinhados.

Ao nos apoiar, você tem a oportunidade de ajudar uma criança a sair da situação de vulnerabilidade em que vive e se tornar protagonista da sua própria vida em busca de uma realidade com mais dignidade. Apadrinhe uma criança e seja parte da mudança!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM