Amor em cristo: ações que inspiram um mundo melhor

Parar para pensar sobre o que representa viver o amor em Cristo na prática, pode abrir margem para uma série de descobertas. Mas de todo o legado que Jesus deixou na Terra, há um que se sobressai sobre os demais: a recomendação divina de amar os semelhantes como Ele próprio nos amou.

Antes da passagem Dele entre nós, a humanidade vivia com vários códigos de ética e conduta. Um dos que imperavam naquele período e na região da Palestina onde Jesus viveu era a chamada Lei de Moisés. O rigor dessa legislação mosaica era muito alto e quase impossível de ser obedecido na íntegra.

A nova ordem trazida por Jesus não invalidava a Lei de Moisés, entretanto de maneira contundente indicava que cada um deveria amar ao seu semelhante como se ama a si próprio. Esse conceito mostrou-se revolucionário numa sociedade que era acostumada a fazer julgamentos em praça pública, condenações sumárias por apedrejamentos e tantas outras situações de isolamento e exclusão.

Entretanto Jesus foi além da conceituação do amor verdadeiro.  Ele viveu na prática esse amor verdadeiro.  Há inúmeras passagens na sua vida que nos ajudam a aprofundar o nosso olhar sobre sobre a forma de Cristo ver e interagir com a vida..

Que tal alguns exemplos de ações para fazer desse mundo um lugar melhor? Continue a leitura e deixe-se inspirar!

Santa Ceia

Cristo deixou registrado na Santa Ceia — um dos episódios mais emblemáticos da sua trajetória — um Mandamento com as seguintes palavras: “Amai-vos como Eu vos amei” (João, 13:34).

Ao dar essa recomendação, Ele tinha exemplos fortes para que todos compreendessem o que isso significava. Afinal de contas, amar a todos que estão à nossa volta — familiares, amigos e até aqueles com quem temos dificuldades para conviver — significa ter o mesmo amor que Cristo demonstrou sobretudo através do significado daquela última ceia que representou o seu sacrifício pessoal em favor da humanidade.  A mensagem do amor sacrificial sem limites não apenas comove gerações, mas foi essencial força motriz ao Cristianismo nascente.

O filho da viúva de Naim

Uma outra virtude da pessoa de Jesus é a sua “empatia” para com os que sofrem.   Para você entender melhor do que estamos falando: dá para medir o tamanho da empatia de Jesus ao ressuscitar o filho da viúva de Naim (Lucas 11:17)? Nessa passagem, Cristo se compadeceu com a dor daquela mulher que vivia numa periferia pobre e estava indo enterrar seu filho, que era quem sustentava a casa.

O fato de ser viúva já implicava em graves problemas, pelo fato de ela viver em uma sociedade onde a mulher tinha que ficar restrita aos afazeres domésticos, sem poder trabalhar.

Não como mensurar a profundidade da dor de uma mãe ao perder um filho.  Deus sabia muito bem que dor era essa, pois Ele nos enviou o seu único Filho como prova do seu amor para conosco e nós o matamos.  Jesus, que conhecia o coração de Deus como ninguém, entendia a dor daquela mulher, entretanto a sua intervenção ressuscitando o rapaz teve consequências benéficas para além do emocional; Jesus restaurou a dignidade social daquela viúva ao devolver-lhe o provedor seguro de seu sustento.

Amor em Cristo nas diversas épocas

Há uma série de atitudes, narradas pelos evangelistas, que tornam bem reais essa lição deixada por Cristo — a de amar aos outros como Ele nos amou. Ao longo da história, serviu de inspiração para vários transformadores de seus contextos, como Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Irmã Dulce, São Francisco de Assis e porque não dizer os milhões de missionários que deixaram sua segurança e conforto para salvar vidas e levar o amor de Cristo à pessoas que eles não conheciam.

Mas transportando essa realidade para os dias atuais, vemos uma série de exemplos que tornam clara nossa compreensão sobre o que representa o amor em Cristo. Afinal de contas, não nos faltam desafios para ter atitudes semelhantes às de Jesus.

Se falarmos somente do nosso país, as famílias de baixa renda que residem nas grandes cidades enfrentam inúmeros problemas, tais como moradias em condições precárias, falta de transporte e de acesso à saúde e educação dignas. Se elencarmos problemas de quem vive em regiões mais afastadas, podemos enumerar a falta de acesso à água e às condições de desenvolvimento pleno. Não é à toa que, hoje em dia, há várias pessoas que se destacam ao colocar em prática o amor em Cristo, a partir de ações que para alguns, podem parecer simples, mas são altamente representativas e importantes para quem recebe a ajuda.

amor em cristo

Exemplos do amor em Cristo na prática

Casal transforma ônibus em barbearia para moradores de rua

Quem andou pelas ruas de São Paulo, já deve ter se deparado com o Uber Barber Plus, um veículo adaptado para levar serviços de barbearia, gratuitamente, a moradores de rua. Por semana, são 150 pessoas beneficiadas com a ação de Érica e Agostinho.

Filha encontra pai ao ser voluntária na Cracolândia

A história da produtora cultural Mylena Garbin é daquelas que emociona. Filha de pais separados, ela não tinha contato com o seu pai. Dedicou-se a encontrá-lo várias vezes, mas sem sucesso. Em uma determinada ocasião, ao se voluntariar numa ação para ajudar viciados em drogas, na região do centro de São Paulo conhecida como Cracolândia, a surpresa: pelo apelido, conseguiu o reconhecer e retomaram o contato para iniciar a sua recuperação.

Apadrinhamento financeiro de crianças

Elisabeth é brasileira e acredita que a transformação do futuro está em investir nas crianças. Com isso em mente, aderiu ao programa de apadrinhamento financeiro de uma organização, na qual pode investir em programas para ajudar a comunidade onde vivia José Antônio Pinheiro.

Da infância pobre no sertão, graças ao apoio recebido, conseguiu se formar em Técnico em Segurança do Trabalho, com especialização em Meio Ambiente. Agora, atua para transformar a vida de outras crianças — há um post que conta essa história completa. São três exemplos simples, mas que ilustram muito bem o que isso significa em nosso tempo: dar atenção a quem não tem qualquer condição e oportunidade.

Viu só como pode ser absolutamente simples, mas altamente transformador colocar em prática o amor em Cristo? Que outras ações fazem você recordar um exemplo de amor em Cristo? Conte para gente nos comentários abaixo, que certamente poderá inspirar outros leitores aqui do blog!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM