AJENAI recebe grupo da OCA – Escola Cultural durante 7° edição de intercâmbio entre as comunidades

Entre os dias 15 e 22 de julho a AJENAI, organização social parceira do ChildFund Brasil, localizada no Vale do Jequitinhonha – MG, recebeu um grupo de crianças, adolescentes, jovens e famílias da ONG OCA – Escola Cultural. O encontro foi o 7° intercâmbio realizado entre a instituição mineira e os moradores da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo.
A iniciativa, que teve início em 2015, tem como objetivo promover o diálogo e a troca entre as comunidades e fortalecer o sentimento de valorização das tradições. Nessa edição, o município de Jenipapo de Minas recebeu 30 crianças da Aldeia, acompanhadas dos educadores e do Grupo de mães, totalizando 50 pessoas.
Durante os oito dias de encontro foram realizadas diversas atividades, como a apresentação do Coral Ribeirão da Areia, contato com a natureza, cavalgadas e oficinas de produção de brinquedos típicos da região. Mantendo o tom lúdico das atividades, as crianças também participaram de momentos com contadores de histórias, danças e apresentações musicais e culturais.
Para Elisângela Pedroso Lopes, coordenadora da AJENAI, além do conhecimento, o intercâmbio resultou em um momento de troca e fortalecimento de laços. “A gratidão das crianças e famílias é o resultado do quão significativa foi a experiência para todos. Os laços de amizade, carinho e respeito conquistados na parceria são a prova de que os maiores e mais significativos aprendizados acontecem através da prática”.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM