ADECAVE põe em prática metodologia da Terapia Comunitária Integrativa

Durante uma semana do mês de julho deste ano, as organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil de cidades e comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG), receberam formação em Terapia Comunitária Integrativa – TCI. O objetivo foi de repassar o conhecimento para que tal metodologia fosse aplicada com os educadores, jovens e familiares em cada entidade.

Menos de dois meses depois, a formação já está colhendo frutos. Em Veredinha, a ADECAVE tem realizado com sucesso os exercícios demandados, desenvolvendo rodas de terapia em conjunto com grupos de jovens da comunidade. Os envolvidos têm demonstrado grande interesse na técnica, que já vem trazido válidos momentos de reflexão sobre a vida de cada um.

A Terapia Comunitária Integrativa foi criada pelo antropólogo Adalberto Barreto, há mais de vinte anos. Ao contrário das terapias tradicionais, centradas no indivíduo, a TCI também pretende melhorar as relações sociais dentro da comunidade, com um espaço de acolhimento e de partilha de sentimentos e experiências de vida.

Confira algumas imagens das rodas:

 

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM