Por que fomos eleitos a melhor ONG para crianças e adolescentes?

O ChildFund Brasil foi eleito a melhor ONG relacionada às causas ligadas a crianças e adolescentes pelo prêmio Melhores ONGs, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA. Além de ser destaque na categoria, fomos eleitos como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.

Essa é a terceira vez que ganhamos esse reconhecimento. Além disso, somos uma das 10 organizações que integra a lista das melhores ONGs do Brasil por cinco anos consecutivos (leia em “As pentacampeãs”).

Mas como alcançamos essa posição de destaque que é tão importante para nós?

Por meio do nosso trabalho, dedicação e transparência. Vamos explicar detalhadamente ao longo desse artigo!

Nossa história

A história do ChildFund começou no mundo em 1938. No Brasil, em 1966. Desde então, nós somos uma ONG para crianças que atua como uma agência de desenvolvimento social e proteção infantil que, por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais, contribuímos para que milhares de pessoas alcancem o seu potencial! Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social são apoiadas para que possam exercer o seu direito à cidadania.

Nosso objetivo é conquistar resultados duradouros, e é por isso que nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, que cooperam na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes. É somente dessa maneira que os jovens conseguirão se tornar adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis para o mundo!

Temos uma grande missão que, feita com responsabilidade, fomenta ações importantes em nossa sociedade. Nossos valores são sólidos e, por meio desse prêmio, reconhecidos. Isso demonstra que estamos caminhando na direção dos nossos objetivos, que são:

Promover resultados positivos com as crianças, seus familiares e as organizações parceiras:  as provas disso são as melhorias nos resultados dos indicadores sociais das regiões em que atuamos.

Demonstrar integridade, abertura e honestidade, o que inclui a administração de todos os recursos: o ChildFund Brasil está entre as 21 primeiras organizações sociais no Brasil a cumprirem todos os 10 critérios do Selo ONG Transparente, escolhidas após pesquisas e levantamentos com ONGs, pelo Instituto Doar.

Preservar o respeito e o valor do indivíduo: ao identificar fatores de risco e aspectos protetivos, torna-se possível realizar ações e intervenções que venham de encontro a necessidade de cada comunidade no que diz respeito à proteção de crianças, adolescentes e jovens.

Defender a diversidade de pensamento e a experiência: com alicerces na cultura da criança e na identidade cultural, os nossos projetos contribuem para o desenvolvimento da criança na família e na comunidade, fomentando processos que garantem o direito à identidade e diversidade cultural.

Promover a inovação e o desafio: a criança, o adolescente ou o jovem é inserido em uma jornada narrativa lúdica, com desafios que resultam em trabalhos de impacto social como: eventos científicos, exposições, projetos tecnológicos, manifestações artísticas, empreendedorismo e outros.

Você pode, ainda, ler na íntegra o documento com as políticas que norteiam todas as nossas ações aqui.

Transparência e relatórios
 

Como já dissemos acima, o ChildFund Brasil tem um trabalho de transparência muito bem elaborado, para que as pessoas que nos apoiam tenham garantias sobre o destino do seu dinheiro, confiando no nosso trabalho. Isso, aliado às nossas ações, impacta diretamente no resultado que nos coloca entre as melhores ONGs e como uma referência quando falamos sobre crianças e adolescentes.

Para nós, mais do que desenvolver programas sociais, é necessário zelar pela proteção e bem-estar das crianças e dos adolescentes participantes dos nossos projetos. Estamos alinhados com os direcionamentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do ChildFund International, reforçando o nosso compromisso com a causa.

Nós nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos, atualizando periodicamente relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionadas à nossa atuação no país.

Todo esse trabalho é avaliado por auditoria interna e externa, que atesta a transparência na gestão dos recursos, lida com conflitos de interesse e monitora os investimentos sociais.

Relato de Sustentabilidade
 

Todos os anos, o ChildFund Brasil publica o seu Relatório de Sustentabilidade, seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI – versão Standard) e se inspirando nas orientações do Relato Integrado (IIRC), principais referências mundiais para a elaboração de relatórios integrados e de sustentabilidade.

O intuito é prestar contas aos apoiadores da ONG para crianças e a toda a sociedade, elencando os seguintes temas:

1 – Resultados de Desenvolvimento Social

2 – Advocacy

3 – Gestão de Impacto Social

4 – Depoimento de pessoas beneficiadas

5 – Transparência financeira

Você pode conferir aqui.

Relatórios de Auditoria Independente

O Relatório de Auditoria Independente é emitido anualmente, com o intuito de auditar o ChildFund Brasil e dar um parecer sobre as demonstrações financeiras, a fim de saber se seguimos as normas vigentes.

A auditoria independente gera um relatório que fornece o parecer sobre a adequação dos processos, posição patrimonial e financeira, resultados fixos, mutações do patrimônio líquido e demais demonstrações financeiras da entidade auditada. É possível ler todos esses documentos em nosso site.

E como são nossas ações na prática?

A principal forma de ajudar o ChilldFund Brasil, uma ONG para crianças e adolescentes, é por meio do apadrinhamento financeiro. O valor é repassado para projetos sociais que atuam diretamente na comunidade em que a criança ou adolescente apadrinhado está inserido.

O valor mínimo é de R$ 67,00 mensais, que dão a possibilidade de crianças e jovens participarem de atividades de acordo com as necessidades das suas comunidades, tendo ainda a oportunidade de debater os problemas de onde vivem e propor soluções. Essa escuta empodera os participantes para se tornarem agentes de transformação nas suas próprias realidades.

A sua contribuição é enviada a um fundo comum, cujo valor é revertido em  benefícios destinados à realização, ao desenvolvimento e ao monitoramento de programas sociais em diversas áreas. Ou seja, o valor do apadrinhamento não é entregue diretamente à criança ou à sua família, mas sim usado para fomentar projetos pensados e desenvolvidos de acordo com a realidade onde a sua afilhada / o seu afilhado vive.

Dessa forma, mais de 115 mil pessoas são beneficiadas com nossos projetos anualmente, em áreas de grande vulnerabilidade social em sete estados brasileiros. Educação financeira, água potável, empreendedorismo, resgate cultural, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, horta familiar, avicultura, segurança alimentar – esses são apenas algumas das iniciativas trabalhadas em nossos projetos sociais.

Conheça mais sobre nosso trabalho e saiba porque merecemos a sua ajuda em www.childfundbrasil.org.br.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM