7ª Mostra Cultural movimenta o município de Jenipapo de Minas

Entre os dias 18 e 20 de agosto a comunidade de Jenipapo de Minas parou para celebrar a cultura local, durante a 7ª edição da Mostra Cultural do município. Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de literatura, de dança e brincadeiras, além de assistir a recitais de poesia e apresentações de música. A mostra foi uma realização da Associação Jenipapense de Assistência à Infância (AJENAI), organização social parceira do ChildFund Brasil na cidade.

A 7ª edição da Mostra Cultural teve início no dia 18, com a 3ª Noite Literária. Realizada no pátio da Escola Estadual Padre Willy, os presentes participaram de um concurso para a escolha das três melhores poesias interpretadas, contação de histórias e apresentações musicais. A noite foi encerrada com o um jantar para os jurados do concurso de poesia, concorrentes e equipe de trabalho.

Já no dia 19 Jenipapo de Minas amanheceu mais colorida com o “Brincando na Praça”. O projeto transformou a praça Bom Pai em um ambiente de construção de brinquedos e muitas brincadeiras. Foram realizadas oficinas de criação de bonecas, helicóptero e de brinquedos típicos da região. Brincadeiras como pula corda, elástico, passeio de carrinho também divertiram a criançada e as famílias presentes.

A programação seguiu ao longo do dia com apresentações culturais, cortejo até a praça da cidade e espetáculos circense, do coral “Flor de Liz” e da banda Chuva de Pedra, da cidade de Araçuaí.

A mostra foi encerrada em grande estilo no dia 20, com belas apresentações. Primeiro, o grupo de dança Sant’Ana, formado pela AJENAI, emocionou a todos com a representação de danças folclóricas brasileiras. Em seguida, o coral Ribeirão da Areia subiu ao palco pela 6ª vez consecutiva. Por fim, a mostra foi encerrada por um belo show de Pereira da Viola.

Os três dias de programação foram intensos, porém a cidade começou a se movimentar muito antes da data marcada. Ao longo da semana anterior a comunidade pode participar de oficinas de habilidades manuais, de brinquedos e brincadeiras e de danças populares. Consolidando a participação e o comprometimento da cidade com a mostra.

A história por trás da Mostra

Já consagrada no calendário cultura da cidade, a mostra teve a sua semente plantada há 17 anos, quando a organização social parceira do ChildFund Brasil, Associação Jenipapense de Assistência à Infância (AJENAI), implementou a tecnologia social Casinha de Cultura. A metodologia foi desenvolvida para envolver a criança, o adolescente e o jovem na cultura de sua localidade. A descoberta por eles da cultura local como uma riqueza, cria ou fortalece o orgulho de sua origem, reforça a identidade coletiva e individual. Além de promover o desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

Com o tempo, a casinha de cultura foi ganhando espaço na comunidade e junto com a celebração do Dia do Padrinho, as ruas de Jenipapo de Minas passaram a ser ocupadas para o desenvolvimento de atividades da AJENAI. A partir de novos financiamentos, em 2013 a comemoração mudou de nome e passou a ser a “Mostra Cultural de Jenipapo de Minas”, trazendo exposição e venda de produtos do artesanato local e homenagens dos apadrinhados aos padrinhos.

Confira como foi através das fotos:

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM