7 motivos para você ser solidário

Sabe aquela sensação de bem-estar que você tem ao ajudar uma criança a aprender a ler ou mesmo um idoso a atravessar a rua? Pois bem, pesquisas acadêmicas têm aprofundado cada vez mais o olhar sobre os efeitos dessa atitude sobre quem doa. O estudo mais completo feito dentro desse assunto é assinado pela Harvard Business School e ficou conhecido, em português, como “Sentir-se bem ao doar: os benefícios (e custos) a quem faz caridade”.

Nesse levantamento, os pesquisadores apontam evidências que a pessoa solidária traz para si. Inspirado nesse estudo e em relatos de quem faz o Bem aos outros, este post vai mostrar sete motivos para você ser solidário.

Obras do Fundo Cristão para Crianças em Medina, Vale do Jequitinhonha e visita da madrinha Cris Guerra à seu afilhado Fernando na ASCOMED, visita à área rural conhecendo hortas comunitárias e individuais e o início do programa Amigos da Água. 06/10/2010. FOTO ÉLCIO PARAÍSO/BENDITA

#1 Desenvolve a empatia: valor tão necessário para qualquer profissional hoje em dia, essa habilidade é potencializada ao exercer a solidariedade. Toda atitude altruísta torna seu olhar mais sensível aos desafios alheios, tornando-o uma pessoa mais compreensiva e amigável.

#2 Damos mais valor às conquistas da vida: quando se doa algo a quem teve menos oportunidade, é natural você desenvolver a gratidão. Afinal de contas, muitos passam a enxergar que as dificuldades enfrentadas por famílias, na maioria das vezes, são maiores que a nossa.

#3 Melhora nosso bem-estar: segundo pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia (APA), doar algo a alguém aumenta a sensação de bem-estar. Esse sentimento foi percebido em pesquisados que residem em países pobres ou ricos. O estudo analisou 234.917 indivíduos, de 136 nações, entre 2006 e 2008.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

#4 Evita o consumismo sem medida: ao ter o compromisso de contribuir com alguém ou alguma instituição de caridade você dá mais utilidade ao seu suado dinheiro, evitando aquela compra desnecessária de determinado item que não lhe faria falta alguma.

#5 Ajuda a entender os desafios sociais: ao doar para instituições filantrópicas, você passa a compreender melhor os desafios globais e quais são alternativas viáveis para mudar a realidade triste de comunidades inteiras. Isso melhora também seu repertório sociocultural, conectando-o aos problemas de seu país.

#6 Incentiva à tomada de atitude: hoje em dia são tantos desafios a serem superados, que o mundo parece dividir-se entre aqueles que se queixam de tudo e aqueles que procuram fazer sua parte para mudar. Em qual lado você mais se identifica?

#7 Renova a esperança: são tantas informações ruins que recebemos o tempo todo — sejam nos veículos de comunicação ou mesmo no nosso trajeto diário — que a ajuda a iniciativas solidárias nos ensina a olhar o mundo com mais esperança. Evitando o pensamento de que nada vai dar certo, de que não vale a pena lutar. Tem coisa melhor que conservar o brilho em nossos olhos?

Hoje em dia, há diversas formas de ser útil a uma iniciativa da sociedade civil, seja realizando doações financeiras ou mesmo um tempo seu em atividades voluntárias. Mesmo com tantos desafios econômicos nosso país atravessa, com certeza a sua vida concedeu mais oportunidades do que para aqueles que não têm um teto sequer para morar. Não importa o valor, o importante é a atitude!

Aqui trouxemos sete motivos para ser solidário, mas com certeza o seu coração listará inúmeras outras razões, não é mesmo? Que tal contar para a gente aqui nos comentários 🙂

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM