6 coisas que você precisa saber sobre doação online

A praticidade de comprar no ambiente digital ou de pagar uma conta tem reduzido ano a ano o nível de desconfiança do brasileiro em realizar transações na rede. Não é apenas nós que acreditamos nisso.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) constatou que o índice médio de satisfação do consumidor por compras feitas nessa plataforma é de 9,3 (numa escala de 0 a 10). Muito desse resultado se deve às experiências positivas dos internautas, que encontram nos sites e aplicativos, processos personalizados, comodidade e, principalmente, segurança.

Já imaginou unir todas essas vantagens da tecnologia ao nobre sentimento de ajudar a quem mais precisa? Confira 7 coisas que você precisa saber sobre o mecanismo da doação online!

1. O que é a doação online?

É a oportunidade de exercitar a solidariedade de um jeito prático e rápido pela internet. Diversas organizações sociais têm se adaptado a essa modalidade, com páginas que pedem apenas os dados essenciais para efetuar uma doação.

Assim, consegue-se unir a praticidade da internet ao fato das pessoas terem cada vez menos tempo. Normalmente, essa contribuição é efetuada no próprio site da entidade.

Os valores podem variar bastante, de acordo com a causa que você irá abraçar. O mesmo se aplica à periodicidade dela, que pode ser esporádica (pagamento em uma única vez) ou mesmo recorrente (com depósitos mensais), sempre de acordo com o seu bolso e o seu ideal de vida!

2. Como funciona a doação online?

É simples como a última compra que você realizou em uma loja virtual de confiança. Na maioria dos casos, a ONG apresenta projetos e iniciativas que precisam do apoio financeiro. O internauta seleciona a opção que mais se encaixa em seu perfil e segue os próximos passos.

Os meios de pagamento são bem variados também: boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito, PayPal e por aí vai. Cada vez mais formas de você ter condições de exercitar sua solidariedade.

3. Como saber se o site é de confiança e é seguro?

Antes de mais nada, é preciso ter atenção quanto à iniciativa escolhida, para garantir que ela merece receber sua confiança. Essas e outras recomendações nós trazemos em um ebook gratuito “Guia completo para escolher a organização social certa”.

Outra dica importante é checar se as informações exigidas por lei estão visíveis na página, avaliando onde constam o nome da entidade (razão social), telefone, endereço e CNPJ e, se possível, o número de registros oficiais junto aos órgãos competentes, que regulam a atuação de instituições filantrópicas no Brasil. Fique atento a sites que apresentem um número de celular (uma estratégia comum em sites que fraudam as transações online).

Outra dica para ficar atento é olhar o símbolo do cadeado, normalmente localizado na parte superior do navegador que você utiliza para acessar a internet. Ele é um símbolo que indica que a aquela página atende a mecanismos de segurança.

4. Quais são os termos e documentos necessários para doar?

Varia de ONG para ONG. Mas, de um modo geral, são as mesmas informações que você utiliza para realizar uma compra online. Nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e dados financeiros para desconto da doação, em geral, é o que precisa ser preenchido no procedimento online. Também é solicitado o endereço para envio de materiais de prestação de contas sobre a doação efetuada.

doação online

5. Quais as diferenças entre uma doação offline e online?

Varia muito de acordo com cada ONG ou perfil do público potencial que pode se tornar colaborador dela. Em doações offline, normalmente é feitaa abordagem pessoal ou por telefoneNa doação online, você pode fazê-lo a qualquer hora do dia (que seja de madrugada), no feriado ou fim de semana. Ou seja: está na sua mão realizar esse procedimento quando achar mais pertinente.

6. Quais as principais opções de doação online?

Listamos alguns projetos incríveis e que oferecem opções seguras para realizar sua contribuição no ambiente digital. Veja algumas causas importantes e que são as mais procuradas na rede:

  • Crianças e adolescentes: há inúmeras organizações sociais dedicadas a implantar projetos e tecnologias sociais para melhorar a condição de vida de crianças, jovens e adolescentes que vivem em situação de pobreza, nos locais mais distantes do Brasil. Regiões estas que sofrem das principais privações (acesso à água, educação e saúde), o que compromete o futuro desses meninos e meninas.

Listamos abaixo 5 projetos incríveis realizados pelo ChildFund Brasil (organização que possui mais de cinco décadas de atuação em solo nacional), com resultados comprovados de melhoria da vida de crianças que não tiveram as mesmas oportunidades que nós:

  1. Fortalecimento dos vínculos interpessoais: essa frente atua no fortalecimento da convivência familiar, visando à construção e reconstrução de vínculos saudáveis.
  2. Sustentabilidade do lar: esse projeto atua para que as crianças e adolescentes (assim como suas famílias) conquistes o direito de sobrevivência digna, sobretudo facilitando o acesso a meios de vida sustentáveis.
  3. Convivência comunitária — participação e cidadania: essa ação focaliza especialmente organizações e redes comunitária, com vistas a contribuir na realização de atividades de impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
  4. Competências familiares: atua para que a família tenham suas competências desenvolvidas na proteção e cuidados de crianças com idade entre 0 e 5 anos.
  5. A criança e o ambiente favorável para o seu desenvolvimento pleno: essa frente também fomenta ações de empoderamento das organizações e redes comunitárias para que estas atuem diretamente na proteção e defesa de meninas e meninos.
  • Meio ambiente: há ainda entidades que se esforçam para a preservação da fauna e flora, para dar maior sobrevida ao Planeta Terra, que vem sendo castigado há séculos pela ação irresponsável humana. Nesse sentido, são diferentes frentes: cuidado dos mares, das florestas, de espécies específicas e por aí vai.
  • Saúde: outras organizações sociais dedicam suas ações para uma melhor qualidade de vida dos pacientes que enfrentam tratamentos dolorosos, como o câncer, a aids e os mais diversos tipos de deficiências. Em alguns casos, oferecem acesso ao atendimento e possibilitam maior condição de sobrevida diante dessas enfermidades.

Situações de calamidade: outras frente de ação que precisam de apoio dizem respeito ao cuidado imediato a populações que passam por guerras ou desastres naturais. Nesse sentido, as iniciativas mobilizam voluntários e profissionais para assistir à população carente de socorros imediatos.

E aí, vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte? Fique ligado aqui no blog para receber outras informações de como a doação online pode ajudar a iniciativas sociais! Inscreva-se em nossa Newsletter e não perca nenhuma dica para isso, combinado?

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM