5 projetos incríveis realizados por organizações parceiras do ChildFund Brasil

Quem aí cuida de uma criança sabe muito bem todas tarefas relacionadas a isso, não é mesmo? O que dizer, então, do desafio de beneficiar 148 mil pessoas, dentro as quais cerca de 50 mil crianças? Esse é o desafio a que se propõe o ChildFund Brasil, que atua no país há meio século. Para uma operação gigantesca como essa, a ONG conta com o apoio de 50 organizações sociais responsáveis, que atuam em mais de 42 municípios com grandes demandas sociais a serem superadas.

Mas você pode ser perguntar: o que são exatamente essas organizações sociais parceiras? São, acima de tudo, entidades de caráter comunitário que, por meio de um convênio com o ChildFund Brasil, realizam em campo os objetivos definidos pelos programas sociais traçados (você pode conhecer melhor alguns deles, acessando esse post).

Dessa maneira, todas essas organizações sociais, com o acompanhamento rigoroso do ChildFund Brasil, contribuem decisivamente para aplicações dos programas e projetos capazes para conferir o direito à cidadania, resgatando a autoestima desses beneficiados e propiciando-lhes um futuro mais promissor.

Afinal de contas, como dissemos mais acima: zelas por milhares e milhares de crianças, só mesmo com o apoio de organizações sérias e igualmente engajadas no mesmo propósito do ChildFund Brasil.

São várias as frentes de ação que são operadas. Separamos cinco projetos que demonstram a eficácia e, acima de tudo, a extensão das ações realizadas:

#1 Mudando a realidade no sertão cearense

Quem contribui com o ChildFund Brasil ajuda a financiar projetos como o que é implantando pela Associação Unidos Para o Progresso (AUPP), organização parceira da organização social. O projeto que atende pelo nome “Cultura Permanente” é implantando em Limoeiro do Norte/CE e tem como objetivo auxiliar os moradores que dependem do cultivo de alimentos.

Para isso, a iniciativa fortalece a criação de aves para produção de ovos, além de ser responsável pela captação e manutenção de água por meio de um poço profundo. A organização parceira também atua para manter um sistema de irrigação para o quintal produtivo. Graças à sua colaboração, esse projeto está ativo em cinco comunidade: Sitio Espinho, Gangorra, Danças, Córrego do Feijão e Sítio Ilha. Por lá, 20 famílias são assistidas, impactando 105 pessoas. Dessa forma, os moradores beneficiados têm acesso regular aos alimentos produzidos nas comunidades. Veja um vídeo incrível desse projeto “Cultura Permanente”.

Bônus: Doação que transforma vidas: os benefícios para quem doa e quem recebe

#2 Projetos formando uma geração de leitores

Ainda no Ceará, outra ação especial é realizada pelo ChildFund Brasil com o apoio da organização parceria Frente Beneficente para Crianças. Além das várias iniciativas implantadas, uma tem chamado bastante atenção da comunidade local por fomentar o hábito da leitura. Uma das estratégias encontradas pela organização parceira foi estabelecer o dia “D” — sempre uma data definida para ocorrer ações que incentivem crianças e jovens a mergulharem no universo da leitura, fazendo-os pensar sobre aquilo que está sendo apresentado.

Em uma dessas mobilizações, foi escolhido o tema “Recontando com Ruth Rocha”, trazendo para o conhecimento dos meninos e meninas as várias obras literárias dessa autora que possui mais de 130 títulos destinados ao público infanto juvenil. Para despertar a atenção da garotada, várias possibilidades: teatro de fantoches, contando a história “O Reizinho Mandão” (de autoria da escritora). Em outro momento, as crianças confeccionaram junto às professoras os personagens do livro “A primavera da Lagarta”, encenando uma peça teatral. Nós selecionamos uma galeria de fotos para você acompanhar o resultado final dessa ação.

#3 Preparação para o Enem

Como tornar os candidatos que residem em situação de pobreza mais bem preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio? Essa provocação foi feita pelo ChildFund Brasil e resultou em uma ação interessante, possível de ser concretizada com o apoio de uma organização parceira. O projeto “Qualificação Pessoal e Profissional — Ingresso no Ensino Superior”, realizado pela Frente Beneficente para Crianças, consiste numa ação itinerante para levar a escolas públicas atividades que ajudem os jovens na preparação desse exame.

Para isso, foi distribuído material impresso das disciplinas que já foram lecionadas, um lanche e material de apoio para estudos. Todos os esses foram elaborados pelos professores de disciplinas que são avaliadas no ENEM: Biologia, Química, Geografia, História, Redação, Português, Física, Matemática, Atualidades e Inglês. Quer ver o resultado disso? Nós mostramos em imagens aqui nesse link.

_DSC0118

#4 De olho no mercado de trabalho

Investir na capacitação profissional de jovens é uma das maneiras de dar a eles meios para desenharem um futuro melhor. Para conquistar isso, o ChildFund Brasil desenvolve, por meio de sua organização parceira, Associação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha/MG (Adecave), um curso para dar noções básicas sobre os cuidados com os cabelos.

Essa área de serviços, no campo da Saúde e da Beleza, é daquelas que mais crescem no Brasil. Ao dar essa perspectiva aos jovens, é uma maneira de ajudá-los na inserção no mundo de trabalho — um imenso desafio para os que procuram o primeiro emprego. Nessa oficina em questão, foi oferecido um curso de cabeleireiro para jovens inscritos nos projetos da associação, e 25 deles confirmaram o interesse. Nas aulas, puderam aprender noções básicas de corte de cabelo, hidratação e escova. E o resultado você pode ver nessas fotos que separamos!

#5 Facilitar o acesso aos livros

Não basta somente fomentar a leitura senão facilitar o acesso a livros para que esse hábito seja mantido, não é mesmo? Tendo por base essa premissa o ChildFund Brasil, por meio de sua organização parceira, o Instituto Griasc de Assistência Social e Educacional, inaugurou, em abril deste ano, a Biblioteca Comunitária Cantinho dos Sonhos, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A iniciativa é uma das ações do Projeto “Ampliando Possibilidades, Fortalecendo Vínculos”, que é desenvolvido na região.

Na prática, funciona dessa maneira: toda segunda-feira é realizada uma atividade diferente. Em um desses dias, só para você ter ideia, foi realizado o programa “Claves para as crianças”, cujo objetivo é transformar os menores em agentes de prevenção de maus tratos e da violência sexual, tornando-os promotores de bons tratos em família através de atividades lúdicas e participativas. Dessa forma, o espaço da biblioteca, além de singularizar um espaço de fomento à leitura, também se torna um ambiente propício para nascer ideias que favoreçam a Cultura de Paz. Quer saber o que as crianças acharam disso? Esse link contará isso!

Viu só como são importantes essas organizações parceiras para potencializar o impacto social previsto pelo ChildFund Brasil? Outra ação interessante se dá a cada 15 de junho, quando é celebrado o dia do padrinho. Para marcar a ocasião, elas organizam uma festa para esses que são peça fundamental nessa engrenagem para garantia de um futuro melhor de crianças e adolescentes em situação de pobreza.

Nesse ano, por exemplo, não foi diferente: nós mostramos aqui no blog, a bela celebração organizada por essas organizações parceiros, a exemplo da Frente Beneficiente de Crianças (Fortaleza/CE) e da a Associação Jenipapense de Assistência à Infância — Ajenai (Jenipapo de Minas/MG).

Aqui nesse post mostramos apenas uma parte desses resultados para você ter uma ideia. Se você ficou com alguma dúvida sobre como funciona o papel das organizações parceiras aqui no ChildFund Brasil, não deixe de enviar sua questão para nós: ela pode vir, por exemplo, nos comentários abaixo 🙂

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM