18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Todos os anos o ChildFund Brasil trabalha fortemente junto às suas mais de 40 organizações parceiras a data 18 de maio, fortalecendo o nosso compromisso na luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse dia é instituído pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Esse ano o ChildFund Brasil lança a campanha Escudos de Amor. Proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violência é uma responsabilidade de todos. E isso pode ser concretizado por meio de pequenas ações no nosso dia a dia. Lançamos cinco escudos (Cuido com amor / Educo com sabedoria / Escuto com atenção / Respeito o corpo / Não me calo), que juntos, fortalecem o nosso compromisso na proteção das nossas crianças. Cada um deles, com uma chamada de atenção, demonstra com carinho, amor e cuidado o nosso papel perante a sociedade, protegendo e defendendo nossas crianças e adolescentes, exercendo o papel pedagógico da orientação e acolhida.
Dessa maneira, superaremos mitos, tabus e preconceitos, oferecendo segurança, para que todos possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos direitos de todos.

Entre nessa campanha conosco, vamos juntos quebrar o silêncio e ser a voz dos que não podem falar. Vamos usar os cinco escudos de amor e dar vida e voz às nossas crianças.

Conheça cada um deles:

Faça Bonito e sob qualquer suspeita de abuso contra crianças #disque100

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM