PROJETO NETBOOK CHILDFUND AJUDA AS CRIANÇAS DO BRASIL

No mês de agosto, a equipe do ChildFund esteve no Brasil para estudar a implementação de dois projetos com o uso de netbooks. O primeiro consiste em recolher os dados de forma eficiente durante as visitas às casas das crianças e o segundo projeto tem como objetivo oferecer aulas de educação.

por Ron Wolfe, Especialista de Desenvolvimento de Negócios do ChildFund
“Nota do Editor: A equipe do ChildFund está trabalhando no Brasil há várias semanas para a realização de dois projetos-piloto com a tecnologia netbook. Teremos notícia da equipe regularmente.

São 10:00 da manhã e eu estou dirigindo pelo cerrado em Minas Gerias, Brasil, uma das savanas de maior diversidade biológica do mundo. Como viajamos cada vez mais para o alto, no entanto, a paisagem torna-se mais marcante e menos hospitaleira até que, bem ao longe, avistamos a cidade de Diamantina, agarrada a uma colina e caindo em direção a um vale. Um belo exemplo da arquitetura colonial, Patrimônio da Humanidade da UNESCO, certamente faz jus ao seu nome – traduzido para o inglês como “diamante”.

Estou aqui para participar de dois projetos-piloto com o nosso Escritório Nacional do Brasil para testar o uso de netbooks, em nível local como uma ferramenta para agilizar os processos de apadrinhamento ChildFund em curso. Estamos colaborando com NetHope e empresas parceiras da Intel e Agilix sobre estes projetos.

O primeiro piloto está ocorrendo aqui em Diamantina, onde usaremos netbooks para ajudar na coleta de dados de crianças apadrinhadas e inscritas em programas ChildFund na área. Este piloto é chamado CPR / CSI, uma vez que vamos usar tanto o Relatório de Progresso da Criança e o Child Status Index – uma medida abrangente do bem-estar da criança dentro de seis categorias – para captar dados em um grupo selecionado de crianças.
Os mobilizadores comunitários do ChildFund irão usar o netbook para uma sessão de treinamento CSI, aprendendo a teoria por trás do índice e, em seguida, praticar a avaliação do estudo de caso.
Nossa equipe desenvolveu todos os materiais de treinamento usando um programa chamado BrainHoney, que permite que usuários remotos possam treinar em módulos pré-carregados e, em seguida, enviar os resultados da avaliação ou fazer perguntas através da Internet. Quando seu treinamento estiver completo, os mobilizadores comunitários, então, usam o netbook para recolher dados de forma eficiente durante as visitas às casas das crianças.

O segundo projeto-piloto será implantado em dois locais – em Vespasiano, um ambiente urbano nos arredores de Belo Horizonte e, em Turmalina, uma comunidade rural a 150 quilômetros de Diamantina. Em ambos os locais, o objetivo é usar o netbook para oferecer aulas de educação para as crianças em uma reunião da comunidade ChildFund, e para dinamizar a administração do apadrinhamento colhendo eletronicamente as atualizações das inscrições e facilitando a escrita de cartas para os padrinhos.

Mais uma vez, vamos usar o netbook para treinar os facilitadores e mobilizadores da comunidade sobre como planejar atividades comunitárias e realizar planos de aulas para as crianças concebidos pelo ChildFund. Como parte do plano de aula, as crianças vão produzir arte, peças e música eletronicamente digitalizada ou videotape.

Todos na equipe ChildFund estão animados para testar estas soluções inovadoras, com os nossos parceiros nos Estados Unidos e Brasil e, finalmente, aumentar as oportunidades de aprendizagem das crianças.

Related Post

LEIA TAMBÉM